Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Atletas viram reis na Vila Olímpica
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 12h58

Sydney - Os atletas e autoridades olímpicos estão sendo muito bem tratados na Vila Olímpica de Sydney. Além das tradicionais instalações para fazer ginástica, sala de musculação e receber massagens, os competidores têm à sua disposição uma ampla gama de atividades de lazer gratuitas.

No almoço da segunda-feira os atletas consumiram algumas das quase 2 milhões de refeições que serão servidas durante os 33 dias de duração da operação. Enquanto as jogadoras de vôlei cubanas experimentavam um churrasco australiano, o refeitório principal, com lugar para 4.900 pessoas, oferecia desde pizza e massas até pratos asiáticos, almoços vegetarianos e lanches do McDonald's.

Mais de 11.200 atletas já estão hospedados na Vila Olímpica, e até o início dos Jogos, na sexta-feira, haverá cerca de 15.300. Embora a maioria dos atletas, incluindo os mais famosos, sejam obrigados a dividir quartos e banheiros com colegas, os funcionários e voluntários do Comitê Organizador das Olimpíadas de Sydney lhes proporcionam praticamente qualquer outra coisa que possam desejar.

Os atletas estão hospedados em casas e apartamentos na Vila Olímpica, que ocupa uma área de 94 hectares ao lado do Parque Olímpico de Sydney. Comida e bebida pode ser encontrada 24 horas por dia. Cerca de 250 massagistas aprovados pelo COI estão a postos para atender aos atletas. Estes também podem ir ao cinema, emprestar fitas de vídeo ou CDs, visitar a biblioteca, jogar sinuca ou xadrez ou fazer compras.

Artistas de rua, um clube de dança e um anfiteatro de entretenimento garantem que ninguém fique entediado. Um total de 100 mil camisinhas foi encomendado para garantir que a Vila Olímpica seja uma zona de sexo seguro.

Os interesses dos atletas são variados, mas o centro religioso, que pode receber atletas de cinco grandes religiões e inclui um templo hindu e um santuário budista, não vem atraindo um público tão numeroso quanto a sala de videogames.

"Não estamos recebendo muitos atletas no momento", admitiu o padre cristão ortodoxo Miodrag Peric.

Reuters


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA






Veja lista completa