> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
29 de março de 2001
Francisco Cândido Xavier

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Um homem maravilhoso, sempre entusiasmado, alegre e tranqüilo: Francisco Cândido Xavier, o maior médium de psicografia do mundo.

Nosso mito vivo nasceu em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, em dois de abril de 1910. Suas visões começaram a surgir quando contava apenas quatro anos de idade, mas ninguém deu muita importância para isso. Após os treze anos, quando sua irmã adoeceu, Chico participou de uma sessão espírita, e a partir daí, começou a estudar os livros de Allan Kardec e a seguir a doutrina espírita.

Depois de quatro anos de estudo Chico psicografa seu primeiro livro, chamado Parnaso de Além Túmulo, no qual transcreveu poemas de Augusto dos Anjos, Antero do Quental, Olavo Bilac e outros poetas então já falecidos. Foi nessa época que conheceu Emmanuel, seu grande mentor, que não o deixou mais. Para Chico Xavier, Emmanuel é um protetor paternal que acredita que tempo é vida.

Dentre tantos livros psicografados (mais de quatrocentos), o que Chico mais gostou foi Paulo e Estêvão, pois contém informações detalhadas sobre o apóstolo Paulo. O livro Boa Nova, escrito pelo espírito Humberto de Campos, que fala sobre a vida de Jesus, também o sensibilizou muito.

Iniciou seu trabalho mediúnico em 1927, e atuou por mais de sessenta e oito anos. Sua tarefa - ajudar as pessoas - nunca foi fácil: Chico faz caridade aos necessitados através de doações de roupas, alimentos, brinquedos e de sua verdadeira vocação espiritual. Ele possui o dom da palavra; sabe expressar os ensinamentos sobre o espiritismo de forma clara e perfeita.

Muitos estudiosos acreditam que Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec. Allan Kardec codificou o espiritismo e Chico nos explica esta codificação. Kardec pesquisou o fenômeno, que é levado, hoje, ao povo; explicou a lógica da reencarnação, que nos é provada por Chico. Kardec pesquisou, Chico demonstrou. Kardec é o começo e Chico o complemento.

Chico mora atualmente em Uberaba, Minas Gerais, acompanhado do Dr. Eurípedes, seu filho adotivo. Com seu corpo físico debilitado pela idade, Chico Xavier é muito protegido pelos amigos encarnados e espirituais.

De tudo o que lhe acontece tira sempre uma grande lição, e passa-a às pessoas que o acompanham. Certa vez, Chico levou um tombo que lhe causou graves ferimentos. Não se abalou. Os amigos ficaram muito preocupados; pararam tudo o que estavam fazendo e viajaram vários quilômetros para socorrê-lo. Quando chegaram, Chico agradeceu a presença de todos, e disse que perto da casa de cada um existiam várias pessoas em piores condições, e que nunca foram visitadas. Tiveram uma lição dura, mas verdadeira.

O eterno, o humilde, o discernimento em pessoa se autodefine: "sei o que devo ser e ainda não sou, mas rendo graças a Deus por estar trabalhando, embora lentamente, por dentro de mim mesmo, para chegar, um dia, a ser o que devo ser".

Monica Buonfiglio