Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Conheça a vida do místico William Blake

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A literatura inglesa se funde com a literatura ocultista de William Blake, que nasceu em plena revolução industrial inglesa, no dia 28 de novembro de 1757, e faleceu no dia 12 de agosto de 1827. Ele foi professor, escritor, prosador, desenhista, gravador, impressor, pintor e editor. Desde criança, já demonstrava grande habilidade em escrever e desenhar. Gostava de ler, especialmente os livros religiosos e místicos (Paracelso, Jacob Boheme etc).

Filho de um fabricante de roupas, ainda criança, chamou a atenção da sua mãe por seu talento; por isso foi matriculado na Royal Academy of Arts e se tornou aprendiz do famoso J. Basire. Aos 21 anos, já era um profissional respeitado. Desenvolveu uma técnica de gravação chamada Illuminated Printing, onde utilizava uma matriz de cobre, cera e ácido, para depois colorir à mão e com aquarela, processo este que teria recebido dos espíritos.

Casou-se aos 25 anos com Catherine Boucher, analfabeta, filha de um jardineiro, mas isto não o impediu de ensiná-la a ler e a escrever e juntos, trabalharam na impressão de suas gravuras. Neste período, seu interesse pela literatura ocultista atingiu seu ápice e aos 26 anos publicou sua primeira obra Esboços poéticos.

A espiritualidade sempre esteve presente em sua vida. Aos oito anos dizia conversar com o profeta Ezequiel; aos nove, teria visto anjos. Estudou a gnose, o neoplatonismo e tudo que se relacionava com os temas espiritualistas. Dizia que seu conhecimento era adquirido por meio da viagem fora do corpo e afirmava ver os mortos (teria visto o irmão depois de ser vitimado pela tuberculose). Acreditava também que recebia influências de Milton, seu poeta preferido.

O período mais fértil de Blake ocorreu entre 1784 e 1803. Infelizmente, viveu toda sua vida com pouquíssimo dinheiro e sempre foi lesado por seus sócios; chegou a ilustrar catálogos de porcelanas para sobreviver.

Nos dez anos que antecederam sua morte, dedicou-se de corpo e alma à espiritualidade, mas já era visto pela sociedade como um completo louco, que via profetas e conversava com anjos, vivendo na mais completa penúria. Em 1822, a Royal Academy doou 25 libras à Blake.

Em 1825 iniciou suas ilustrações para a Divina Comédia chegando a produzir mais de 100, trabalhando até 1827, quando faleceu. Seu funeral foi muito simples e pago por amigos. Catherine, sua esposa, morreu quatro anos depois.

A obra do genial Blake choca até os dias de hoje e para entendê-lo, é preciso senti-lo em toda sua profundidade. Khalil Gibran, autor de O Profeta o definiu como "homem-deus".

A crítica entende que o livro O casamento do céu e do inferno (1790) é uma de suas melhores obras. O livro mais longo, intitulado As Quatro Loas, Milton e Jerusalém é descrito como sua obra de maior conteúdo místico. Os seus principais personagens de suas mensagens são: Urizen (Deus tirânico), Los (imaginação), Enitharmon ou ilusão humana (espírito feminino), Albion (humanidade), Ubro (materialismo, entre outros.

Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade