Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Conheça os deuses africanos e escolha seu preferido

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Conheça melhor os deuses africanos e saiba como conquistar a proteção deles. No Brasil, é comum ter a proteção de três orixás, de preferência com a alternância de sexo. Por exemplo: ao identificar-se com Oxum, seu segundo orixá pode ser Oxossi e o terceiro Iansã. Leia abaixo as características dos "filhos" e cada entidade.

Ogum: prático, raramente muda de opinião em relação aos seus sentimentos. Constrói as coisas para que sejam permanentes, principalmente no que se refere a amor. O protegido do deus Ogum guarda bem seus segredos quando se trata de confidências, mas pode ser um especialista em "jogar verde para colher maduro". No início do relacionamento, é possessivo e exageradamente briguento quando enciumado. Gosta de vestir-se bem e do conforto de sua casa. Aprecia esportes, especialmente o futebol. Não peça para ele fazer qualquer tipo de trabalho doméstico (a não ser que seja fora da casa). CDs e instrumentos musicais agradam-no bastante. Costumam ser fiéis depois do casamento. 90% dos filhos de Ogum são do sexo masculino.

Oxossi: pessoa ágil, tanto mental como fisicamente, algumas vezes é demasiadamente romântico. Acredita em tudo e em todos, sua maior fraqueza será a indecisão. Faz várias coisas ao mesmo tempo e não termina nada. Versátil, conhece todos os assuntos; dificilmente completará a faculdade. Veste roupas práticas; jeans e camiseta são seus favoritos. Amável com os amigos, sincero e se livra de responsabilidades com diplomacia. Quem está sob a proteção do deus Oxossi, é uma pessoa do mundo e tem facilidade em ganhar dinheiro; o problema é que ele gastará no primeiro shopping que encontrar. 60% dos filhos de Oxossi são do sexo masculino e 40% são do sexo feminino.

Xangô: sabe tratar de negócios como ninguém e desperta todo tipo de emoção nas pessoas, exceto a indiferença. Tem o dom de convencer e sempre acha que está certo. Às vezes se torna intratável, inflexível e jamais admite que este errado indo até ao extremo para desacreditar seu inimigo. Tem aversão a hospitais, a doentes e pode ser considerado um hipocondríaco. Possui certa tendência a engordar graças ao seu prazer em deliciar-se com qualquer tipo de comida e doces. Ou você fica encantado com ele e passa a admirá-lo ou não suporta a sua presença. Quem está sob a proteção de Xangô, tem a tendência para trabalhar com a política. Xangô pode ter filhos e filhas, mas 80% são do sexo masculino.

Iansã: extrovertida, ambiciosa, com temperamento forte, franca, sempre deixa o outro em desvantagem; estas são algumas características das pessoas protegidas da deusa Iansã. Casa-se mais de uma vez e adora estar apaixonada. Geralmente é afetuosa e alegre, mas quando provocada, podem ser áspera e rude. É um vulcão de emoções. Aprecia temas espiritualistas. Cuida muito da sua aparência e a idéia de envelhecer a deixa deprimida. Não gosta de trabalhos domésticos. Não tem restrições nem limitações; é uma pessoa emancipada. Chega sem nenhum aviso e vai embora com igual rapidez. 90% dos filhos de Iansã são do sexo feminino.

Oxum: com fala suave e maneiras agradáveis, está sempre tentando ajudar as pessoas. Consciente do que esta na moda, se expressa com bom gosto. Paga para não entrar numa briga. Altamente intuitiva, sente no ar algo ruim quando está para acontecer. É uma anfitriã maravilhosa e não gosta que falem mal dos outros. A protegida da deusa Oxum é a melhor das amigas e não percebe a intenção maldosa dos seus inimigos. As pessoas sentem confiança diante do seu dom de saber ouvir. Extremamente romântica, nasceu para amar e ser amada. Boa esposa e boa mãe. Cerca de 90% dos filhos de Oxum são do sexo feminino.

Logum: superimaginativo, destaca -se nas artes em geral, como música, teatro e dança. É cercado de amigos e uma pessoa que sabe aproveitar a vida, disposto a deixar que os outros vivam em paz. Possui vontade firme e autoconfiança narcisista, perseguindo seus objetivos com precisão e de maneira discreta. Não escolhe suas amizades, ao contrario; é sempre assediado por pessoas que gostam da sua companhia. Ser incomodado é algo que o aborrece, pois é gentil mesmo com seu pior inimigo. O protegido do deus Logum brilha cedo nos meio de comunicação. Cerca de 90% por cento dos filhos de Logum são do sexo masculino; assim sendo, as filhas representam a minoria.

Nanã/Obaluaê: peritos em autopreservação, são reservados e guardam para si qualquer tipo de ambição. Discretos, dignos de confiança e estudiosos, tendem a seguir profissões nas quais se prestem a ajudar os outros. Raramente cometem erros em assuntos importantes. Excelentes juízes do caráter humano, serão muito prestativos a qualquer hora, dia ou noite. Peça, e eles o atenderão com amor. Insultar ou acusar alguém resulta em algo inútil para eles, pois acham inconcebível falar tais coisas na ausência do acusado. Qualquer presente que se de a eles será visto pela última vez, pois será guardado dentro do armário para sempre; aparentam mais idade do que tem. No Brasil, 99% dos filhos de Nanã são mulheres e os eleguns de Obaluaê são 60% masculinos e 40% femininos.

Iemanjá: honesta, amiga das crianças e dos animais, tende a fazer aquilo que é previsto e por isso sua mente não é tumultuada. Abraça com amor a profissão escolhida, mesmo que seja a mais simples. Humanitária, está sempre torcendo pelo sucesso de todos que a rodeiam. Consegue aquilo que quer, sem recorrer à força ou a violência. Frágil, sensível, chorona, principalmente quando é repreendida. Pode ser considerada chata por alguns e confia em poucas pessoas. Tem propensão a ter nádegas ou seios grandes; é o arquétipo da grande mãe. Deve optar a ser a educadora ou a advogada e depois que se casar, abandona a profissão para cuidar do marido e dos filhos. A maioria dos filhos de Iemanjá são do sexo feminino, cerca de 95 %; há alguns casos raros de filhos.

Oxalá: calmo, é uma pessoa que adora inventar. Qualquer brinquedo é motivo para ser montado e desmontado. Este é seu maior desafio: entender como as coisas funcionam nos mínimos detalhes. A tranqüilidade, dignidade e forte moralidade o impedem de recorrer a meios desonestos para atingir seus objetivos. Gosta de se isolar e ficar em lugares com muitas pessoas. Muito atencioso, não sabe disfarçar suas emoções; tem dificuldade de cortar laços afetivos com os pais (especialmente com a mãe). Bom gosto é sua palavra-chave. Não abuse de sua paciência; depois, qualquer argumento será inútil. 90% dos filhos são do sexo masculino.

MOnica Buonfiglio/ Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade