Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Taj Mahal é prova de amor que resiste ao tempo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

O quinto rei da monarquia na Índia (1628 a 1658), Shah Jahan, era um homem poderoso e tinha um harém com trezentas mulheres - uma mais linda do que a outra. Aos 21 anos, conheceu Mumtaz Mahal (Arjumand Begum) e se apaixonou perdidamente por ela. Desde então, não desejou namorar mais ninguém. Casou-se com Mahal, sua conselheira e inspiradora de suas obras. Eles viveram felizes, tiveram 14 filhos, mas Mahal morreu durante o parto do último filho.

O imperador ficou inconsolável com a morte da esposa e, para eternizar este grande amor, mandou erguer na cidade de Agra o Taj Mahal - uma obra imponente, feita de mármore, cuja tradução significa "primeira dama do palácio" (ou eleita do palácio).

A arquitetura do mausoléu tem influência indiana, mogol e persa e levou vinte e dois anos (1630-1652) para ficar pronta, graças à mão-de-obra de vinte mil pessoas, que trabalharam sob a chefia de arquitetos, escultores e decoradores. À frente da obra, lindos jardins e fontes completam a paisagem. Quatro canais retêm a água que reflete a imagem do Taj Mahal e dos visitantes.

O rei Shah Jahan morreu em 1666 e foi enterrado no Taj Mahal, ao lado do seu grande amor. Os detalhes internos do mausoléu exibem o amor do casal por meio dos desenhos de maçãs, flores de lótus e espirais sempre simétricos e repetidos, além de trechos do Al Corão, como "apenas os puros de coração podem entrar neste paraíso".

Ao longo dos séculos, o Taj Mahal sofreu a ação do tempo, roubos, bombardeios aéreos e, atualmente, também 'luta' contra a deterioração provocada pela poluição. Apesar dos desgastes do tempo, não há nada que consiga tirar dele o título de "a maior prova de amor do mundo". Uma das sete maravilhas do mundo e patrimônio da humanidade, pela Unesco, o Taj Mahal continua a inspirar artistas, poetas e apaixonados.

Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade