Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Conheça a história de São Silvestre

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

São Silvestre foi um romano eleito bispo de Roma em 313 por ordem do Imperador Constantino. Algumas histórias se fundem com lendas, mas é provável que ele tenha sido bispo e posteriormente, papa. A mais importante relata que Constantino conferiu à Silvestre, e aos seus sucessores, a primazia sobre todos os outros bispos e o controle temporal sobre a Itália. Ele morreu em 335, sendo sepultado no cemitério da Priscilla, na Via Salária.

São Silvestre é venerado como santo, mesmo sendo um não-mártir. Ele governou a Igreja até 335, estabelecendo as bases doutrinais que requeriam a Igreja um novo contexto social e político e por isso, o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. Neste período, os cristãos já não eram perseguidos e o povo podia reunir-se na ocasião das grandes solenidades.

Portanto, a consolidação do catolicismo foi conseguida por meio da importância da figura de São Silvestre.

Tanto a igreja como o povo deixaram de sofrer perseguições, além de saírem da clandestinidade, graças ao esforço de Silvestre que estruturou o cristianismo como uma religião duradoura.

Foi sob as ordens espirituais do papa Silvestre que se realizou o primeiro concílio ecumênico, conhecido como "Concílio de Nicéia", que em 325, definiu a divindade de Cristo.

Em seu pontificado foram construídos os primeiros monumentos cristãos, como a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e a Igreja de Santa Sofia, em Constantinopla. A primeira basílica de Roma, conhecida como São João de Latrão e São Pedro, também foi construída por suas ordens. Ele foi papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335.

Curiosidade:
A Corrida de São Silvestre, que ocorre na cidade de São Paulo, recebeu esse nome para homenagear o santo do último dia do ano. Quem a criou foi o jornalista Cásper Líbero, no ano de 1924.

Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade