Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Entenda os traumas de quem é abandonado no altar

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Noivas estão sendo abandonadas às vésperas do casamento com muito mais freqüência do que imaginamos. As mulheres reclamam que os homens fogem de um namoro mais sério e explicam que tudo começa com certa intensidade, mas, em poucos dias, o calor da paixão se esvai. Por quê?

Muitos homens têm medo de assumir um compromisso por problemas psicológicos e traumas que vêm da infância ou pelo simples fato de não desejarem uma relação mais séria que termine em matrimônio.

Eles abominam o fato de se casarem e se declaram tão apaixonados pela vida de solteiro que fazem qualquer coisa para permanecerem nessa condição. Claro que alguns sofrem, porque desejam uma convivência com alguém. Eles amam a mulher dos seus sonhos, namoram, ficam noivos, mas, quando a data do casamento é marcada, retrocedem.

Um pouco antes do casamento, ele passará a evitar um contato mais íntimo com a namorada, com a desculpa de que está nervoso com a aproximação da data. Ou seja, dá sinais de que deseja desistir.

E, se no dia do casamento, o noivo não tiver para onde fugir, a cena é clássica: aparecerão todos os sintomas da fobia, como suor nas mãos, taquicardia, ansiedade e até o desmaio. O normal é que um casal se conheça, mantenha um relacionamento e chegue ao casamento. Mas, quando o homem foge do compromisso, um dos recursos mais usados pela ala masculina é ter um caso.

Michael A. Corey, no seu livro Adultério, explica que os homens ficam apavorados quando entendem que o casamento significa viver em um ambiente emocionalmente sufocante. Como temem ser aprisionados, tentam fugir de uma forma em que a sociedade não o julgaria com tanta severidade. Ou seja, para o autor do livro, o homem que tem uma relação extraconjugal na véspera do casório seria perdoado depois de certo tempo.

O fato é que qualquer pessoa que tenha essa dificuldade de assumir um compromisso precisa de terapia. Qualquer trauma ou compromisso frustrado no passado deve ser resolvido. O homem deve entender que precisa de ajuda, pois está carregando um excesso de sofrimento.

Por outro lado, a pessoa abandonada também precisa de apoio. O trauma de ser abandonado é imenso. Dependendo da estrutura psicológica, a vítima pode apresentar um quadro de depressão aguda e fobias. Nos casos mais graves, será necessário tratamento médico. Vale lembrar que a vítima (com o amparo de laudos de psicólogos ou psiquiatras) também pode recorrer a um pedido de indenização por danos morais, caso o parceiro ou a parceira termine o noivado próximo à data do casamento, sem que exista um motivo forte para o rompimento.

Lenda e superstição
Na Bahia, ficou conhecida a história da "mulher de roxo", seu nome era Florinda e vestia-se com uma roupa de veludo roxo, parecida com a indumentária das santas da igreja católica. Ela foi abandonada no altar, teve depressão e apresentou problemas psicológicos. Até a década de 70, era comum vê-la nas ruas de Salvador, usando seu vestido de noiva, desfilando de véu e grinalda. Depois, nos anos 80, passou a usar a cor roxa. Andava sempre sorrindo nas calçadas da Rua Chile. Acabou sendo internada no Hospital Santo Antônio em 1993.

Conta uma lenda que uma mulher foi abandonada no altar e, decepcionada, foi ao banheiro da sacristia chorar. Sua dor foi tanta que acabou morrendo do coração. Algumas pessoas tentaram socorrê-la, mas em vão. Antes de sua morte, elas ouviram os gritos garantindo que iria perseguir todas as noivas que se casariam depois dela. Por isso, a tradição popular recomenda que a mulher que está prestes a se casar não vá ao banheiro à meia-noite, pois o fantasma da noiva abandonada pode aparecer no reflexo do espelho rogando pragas.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade