Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Saiba como lidar com um namorado imaturo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Seu namorado é encantador, mas infantilizado? Ele pode ter a Síndrome de Peter Pan (nome criado pelo escritor J. M. Barrie na década de 20), uma característica apresentada apenas nos homens.

É fácil saber se você namora alguém com este perfil: é o adolescente que visualiza um abismo quando pensa na responsabilidade de ser adulto, tem fantasias de ficar rico apostando todas as semanas na loteria (por isso não trabalha). Além de sonhar em se casar com uma mulher milionária e sobreviver à custa dela, ele ainda vive em um mundo utópico alimentado pela presença da mãe que o protege.

As mulheres o chamam de "anjo, amor, encanto ou meu menino". Aparenta ter dez anos a menos que sua idade. Dedica boa parte do tempo praticando uma atividade física (malhação, jiu-jitsu,surfe, skatismo, alpinismo, etc. Um detalhe curioso: ele raspa os cabelos (uma forma inconsciente de retornar a fase infantil, sem responsabilidade).

Peter tem seus vilões: o pai, o ex da namorada, os parentes e os amigos próximos que o aconselham a ser mais maduro (mais um detalhe curioso: o vilão no conto de fadas é o Capitão Gancho, que não tem uma das mãos, ou seja, nosso Peter será no futuro um adulto com alguma deficiência física que o manterá afastado do trabalho duro).

Ele é atraente e suas conquistas não são realizadas pela inteligência ou trabalho, mas por sua sensualidade, já que é extremamente erótico. Nada o satisfaz, a não ser que a atenção esteja voltada 100% para ele. Tudo é "perda de tempo" e não consegue sentir a dor do próximo. Quando está namorando, pensa desesperadamente em se libertar. Sozinho, pensa em se reconciliar.

Ele raramente tem dinheiro (está sempre com o telefone cortado, pede fiado para todos) e quando tem, esbanja. A namorada recebe juras de "pés juntos" que é fiel, mas basta conversar com alguém que esteja chateado com ele para saber que o amado flerta com todas. O mais curioso é que ele a trata como sua irmã mais velha, contando detalhes de suas paqueras, sem dar conta que isto a está magoando profundamente.

O alvo preferido é seduzir mulheres decididas (já basta ele como sendo o sonhador), independentes, separadas e mãe de adolescentes (para que possa brincar enquanto ela sai para trabalhar). Seu universo é feito de "bons momentos" e assim vive intensamente.

Quem tem esta síndrome mantém distância de compromisso, é narcisista e não aceita crítica (nem as construtivas), prendendo-se a uma fé ou a teimosia que pode beirar ao fanatismo (também relacionada à higiene pessoal, pois teme contrair alguma doença contagiosa). O homem-menino terá interesse por uma conversa se o assunto referir-se a ele. No fundo, é um solitário (apesar de receber convites para sair em todos os finais de semana).

Esta síndrome tem cura se ele decidir tratar-se através de terapia. Desta forma, não sofrerá na idade madura (caso alcance, pois assim como Peter Pan, a morte é uma grande aventura).
A única coisa que poderá ajuda-lo é um amor verdadeiro. Por isso, se você o ama, não alimente suas fantasias; incentive-o a estudar, trabalhar e a construir algo. Não o ajude financeiramente ou permita que a mãe dele dê palpites na relação. Quem sabe assim ele possa sair da Terra do Nunca e viver com os pés no chão ao seu lado e feliz.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade