Esotérico   Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Saiba mais sobre a Consciência Negra

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

No município de União de Palmares, distante 77km de Maceió, está registrada a lembrança do heróico negro Zumbi - Ganga Zumba, e dos seus companheiros que lutaram contra a opressão para defender a liberdade de uma raça.

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi foi assassinado no Quilombo dos Palmares e, neste mesmo dia, nasceu a Republica Livre dos Palmares, na Serra da Barriga.

Zumbi é considerado o herói da raça negra do Brasil e do povo brasileiro, transformando-se no grande ícone da força negra. A comemoração desta data é importante para ecoar em todo país o grito de liberdade, justiça, cidadania e inclusão social.

Todos deveriam refletir sobre a consciência negra e a melhor forma é valorizando nossa cultura. É importante priorizar a eliminação do autopreconceito, ou seja, a inferiorização do negro diante da sociedade.

Nesta terça-feira é feriado em mais de 225 municípios, segundo a Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial.

Em 2003, uma lei estabeleceu o dia de hoje como parte do calendário escolar brasileiro, tornando obrigatório o ensino de História da África nas escolas públicas e particulares; mas tudo isso ainda está distante da realidade que sê vê nas salas de aula.

Só podemos construir uma história verdadeira preservando a memória e conhecendo os fatos legítimos. Por exemplo: poucos sabem, mas antes de 1888 a maioria dos negros de Salvador já havia comprado suas cartas de alforria. Em 1822, foram os primeiros a darem boas-vindas à nação que estava acabando de nascer, depois da Independência do Brasil.

A comemoração ocorre desde 1970. Anteriormente a isto, celebrava-se a data no dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura.

Racismo
O racismo, que sustenta a superioridade de certas raças, é prejudicial, sem dúvida. Mas sabemos que em qualquer sociedade existe o etnocentrismo.

Em 1835, por exemplo, os negros africanos chamavam os negros nascidos no Brasil de “crioulos” e estes revidavam chamando-os de “pretos”.

Os índios urubus do Maranhão acreditam que os homens vieram das madeiras, só que eles vieram das boas, enquanto que seus vizinhos se originaram das podres.

O racismo é uma tendência prejudicial do ser humano em formar grupos de aliança com qualquer semelhança que tiverem, como cor de pele, sotaque ou roupa. A boa noticia é que o preconceito, aos poucos, está sendo apagado.

A questão racial teria começado no século XV, quando a inquisição obrigou os judeus a se converterem ao cristianismo. Na mesma época, europeus chegaram à África e encontraram uma raça diferente do que conheciam, julgando-se superiores.

A igreja católica aceitou a escravidão baseada na passagem bíblica de que em Canaã, o filho de Noé, embriagado, foi condenado a servidão – Gênesis 9,25.

O Brasil é racista?
Muito. Mas, o Brasil está tentando mudar este conceito. Na década de 20, na “Semana de Arte Moderna” e no “Governo Getúlio Vargas”, existiu a tentativa de fazer com que as pessoas entendessem que todos nós fazíamos parte da mesma cultura.

Vamos eliminar o racismo com consciência. Por exemplo, é importante fazer ações afirmativas e usar a justiça proibindo manifestações de racismo, através do código penal 146 (constrangimento ilegal).

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade