> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Hidroterapia: a cura pela água

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A água é um elemento essencial para a sobrevivência do homem. Sua ingestão ou seu uso em banhos constitui uma maneira segura e benéfica para conseguir o equilíbrio do corpo. Ela é um meio para a cura e traz benefícios quando utilizada quente ou fria. Ao tocar no corpo, atinge o sistema nervoso e o aparelho circulatório, produzindo efeitos térmicos. Ela também traz muitos benefícios quando utilizada como terapia.

A hidroterapia (hidror, "água" e therapia, "cura") é uma delas. Esta técnica nasceu com os antigos povos chineses, mas sua utilização com o intuito de promover muito mais do que o bem-estar ocorreu no século XIX com o pastor protestante Sebastian Kneipp (1821-1897).

Como processo terapêutico, a hidroterapia consiste em tratar o corpo ou partes dele utilizando a água em diferentes temperaturas. Assim, a pessoa obterá o auxílio no processo de cura de diversas doenças, através da pressão, banhos, propulsão e de ações localizadas.

A água atua sobre o metabolismo, sistema nervoso e circulação sanguínea, visando a melhora física e emocional além de atuar nas recuperações ortopédicas, respiratórias, neurológicas e reumatológicas.

Kneipp postulou que as doenças que aparecem nas pessoas são o resultado de uma má alimentação e um modo de vida antinatural que acabam minando as forças. Seu método "cura de Kneipp" inclui banhos completos e parciais de água fria e quente, exercícios físicos, uso da fitoterapia e uma alimentação saudável.

Os métodos hidroterápicos são:

- Fricções e lavagens - ajudam na circulação e respiração; a finalidade é fortificar o corpo.

- Compressas e cataplasmas - estimulam a irrigação cutânea, baixam a febre, acalmam o sistema nervoso (quando frias). Aliviam dores e espasmos (quando quentes)

- Duchas - trazem benefícios a todo o corpo. Elas podem ser de corpo inteiro ou localizadas (quentes ou frias)

- Banhos de imersão - estimulam o sistema nervoso e circulatório (frio). Relaxam e acalmam (quentes)

- Banhos localizados - específicos para tratar braços, olhos, pés, rosto etc.

- Assento - serve para estimular a irrigação da região abdominal e da bacia (frio)

- Banho de vapor - descongestionante, sudorífero e emagrecedor.

Além destes métodos, utiliza-se a água em diversas técnicas como: inalação, gargarejos, lavagens etc.

Atualmente, a hidroterapia se transformou em uma atividade bastante procurada em academias. Neste caso, ela melhora a sensibilidade, o equilíbrio e a noção de esquema corporal e espacial, já que na água o corpo está sob a ação de duas forças da gravidade. Assim, ocorre a possibilidade de exercícios tridimensionais que não são possíveis no ar.

A hidroterapia também contribui no alívio da dor, no aumento dos movimentos das articulações, fortalecendo os músculos e aumentando a resistência do coração.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade