> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Saiba mais sobre o Taoísmo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A religião chinesa se diferencia do judaísmo e do islamismo por ser constituída de muitas filosofias diferentes. Em geral, os chineses não aceitam uma determinada religião ou filosofia; eles escolhem aquela que parece ser a mais proveitosa na vida pública, no lar ou em um rito de passagem.

Entre estas filosofias, está o taoísmo. Tao significa "o caminho", ou seja, a garantia de tudo que existe neste ou em qualquer outro universo. O taoísmo sugere viver ao sabor da corrente e não lutar contra a maré. Portanto, o Tao está associado ao Te, ou seja, "o poder de levar".

A base do taoísmo é a não-ação ou wuwei - o Tao nada faz e ainda assim, nada deixa de ser feito. A harmonia do Tao é obtida por meio da canalização das energias para se alcançar à imortalidade, que pode ser entendida, literalmente, como a conquista de um corpo durável para sempre ou, simbolicamente, como a conquista da liberdade espiritual e da espontaneidade sem esforço.

O pai do taoísmo é Lao-tse ou Lao Tzu, uma figura envolta de mistério que ganhou o título de "sábio oculto". Acredita-se que ele viveu no século VI a.C., embora alguns pesquisadores digam que ele nunca existiu.

Quando a dinastia que Lao-tse servia caiu em declínio, ele seguiu viagem para as províncias selvagens da China. Nesta ocasião, um sábio erudito pediu à Lao que escrevesse seus ensinamentos, que resultaram no Tao-te-Ching, (Livro do Caminho e da Virtude). Neste livro, estão expostos todos os ensinamentos do Tão, composto por 81 capítulos (dois livros de 37 e 44 capítulos).

O Tao ensina que devemos deixar a vida acontecer. Este princípio resume a indiferença típica dos mestres desta doutrina. A filosofia do Tao orienta que devemos ser passivos ao invés de ativos.

Além disso, é importante ser espontâneo, em vez de ficar ditando regras. A busca simbólica da imortalidade pode ser alcançada pela direção apropriada das forças naturais que existem dentro do corpo, através de exercícios respiratórios, controle da energia sexual, comportamento harmônico e a busca da felicidade.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade