> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Anorexia nervosa não leva à pureza espiritual

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar onde a pessoa busca a magreza como ideal. Está ocorrendo com mais freqüência nos últimos meses, especialmente no Brasil.

Veja também:
» Especial sobre transtornos alimentares

Não se sabe ao certo a causa da anorexia, já que é determinada por fatores psicológicos, culturais e familiares. O correto seria entender que a anorexia não pode ser usada como um caminho para alcançar a vida pura e espiritual, mas aceitar-se, de maneira real.

Quem está doente tem um conflito entre o espírito e a matéria, pois anseia viver em um corpo livre de desejo. A resistência a sensualidade indica o medo de uma gravidez e consequentemente da responsabilidade.

Muitas não têm menstruação e podem estar com danos no sistema reprodutor feminino. Também desejam se livrar de tudo o que é denso, redondo, amorfo, feminino e fecundo - por isso não comem, pois quem solidifica o corpo é o alimento.

O ideal da anorexa é a limpeza. Desta maneira foge de tudo que seja considerado impuro e inferior (algumas passaram por algum tipo de rejeição familiar, abuso físico e sexual).

Não existe um meio-termo entre a alimentação e a falta dela, a pureza e o desejo, a infantilidade e a maturidade.
Perfeccionistas, as anorexas acreditam que têm o poder e que os outros não têm força suficiente para salvá-las da morte. Para elas, a morte não é uma ameaça, já que é a vida que lhe infunde o medo.

Este distúrbio atinge mais as mulheres (entre 12 a 20 anos) do que homens, mas pode ser tratada e controlada. 80% obtêm a cura e 20% chegam ao óbito.

Tentam colocar um fim neste sentimento de culpa quando estão sozinhas, comendo em grande quantidade, mas como não desejam reter a alimentação, acabam vomitando tudo.

Quando se vêem obrigadas a comer, preferem se alimentar de coisas de baixo valor nutritivo e poucas calorias como limões, maçãs verdes, saladas ácidas etc. Além disso, usam laxantes para eliminar o pouco que ingeriram. Também tem um excesso de atividade física, já que vêem peso onde não existe.

Elas não participam de refeições em grupo porque tem medo da proximidade e do calor humano e ao mesmo tempo, anseiam quase que de maneira desesperada a simpatia das pessoas para expressar seu amor e feminilidade.

Claro que estamos falando de um problema que está no inconsciente. Por isso, o tratamento terá sucesso se for conduzido por um psiquiatra, psicólogo, clínico e nutricionista onde o objetivo principal é a recuperação do peso corporal.

Os meios de comunicação pressionam as mulheres a obterem a forma perfeita impondo um estereótipo de que ser magra é importante. Só que elas deveriam se conscientizar que a silhueta que aparece nas revistas não passa de mera ilusão, na maioria das vezes, retocada por computadores.

Monica Bounfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade