> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Déjà vu: você já viu isso antes?

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Palavra de origem francesa cunhada por E. Letter Boirac em 1876, significa "já visto".

É a experiência na qual existe a sensação de que um lugar completamente desconhecido é familiar, como se a pessoa tivesse estado lá antes, ou de que uma nova situação já foi experimentada antes (Lewis, James).

Uma pesquisa nos Estados Unidos revelou que 67% das pessoas entrevistadas já passaram por esta situação.
A sensação que acompanha o déjà vu é diferente de um simples esquecimento ou de um sentimento de confusão.

A impressão é que se está vivenciando novamente uma experiência que já passou. O mais estranho é que, em muitas vezes, isto seria impossível de acontecer (como estar em uma cidade européia pela primeira vez e ter a certeza que conhece o local).

Para os espiritualistas, o déjà vu é a materialização de vidas passadas. Este fenômeno acontece com mais freqüência com pessoas entre 15 a 25 anos.
O psiquiatra Carl Jung experimentou déjà vu quando foi à África pela primeira vez. Ele disse que sentiu como se estivesse retornando a terra onde vivera há muitos anos. Este fato foi intitulado como "reconhecimento do imemorialmente conhecido".

Para os cientistas, o déjà vu tem algumas explicações: variações de um efeito psicológico, esquecimento momentâneo de reconhecer algo consciente de um acontecimento exterior, falta de memória ou o subconsciente que recebe informações do consciente.

Enquanto o déjà vu refere-se à idéia visual, o deja entendu é uma experiência que ocorre quando a conversa que está se mantendo com alguém já ocorreu, como se a pessoa estivesse repetindo algo que já falou e a outra, ouviu. A expressão em Português para o deja entendu é "já ouvido".

A pantomnesia é a experiência que se tem ao entrar em um lugar com a nítida sensação de que já esteve lá. A palavra pantomnesia é uma derivação grega que significa "tudo" (panto) e "mente" (mnesia).

Monica Bounfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade