> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

O que é um profeta?

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Quem tem o dom de profetizar é chamado de profeta. Palavra originária do hebreu significa "aquele que clama ou o que atende ao chamado". É um individuo que prediz o futuro, anuncia e interpreta a mensagem divina, além de revelar coisas escondidas.

Segundo Clemente de Alexandria*, os profetas prediziam os detalhes do culto e tinham que conhecer os dez livros sacerdotais que tratavam dos deuses. Cada divindade tinha um profeta (ou uma profetisa) ligado ao culto.

Na Bíblia, era chamado de "homem do espírito" (Os. 9,7), pois pronunciava o que a divindade havia lhe inspirado. Existiam profetas que agiam de modo individual. Alguns residiam na corte e tinham funções no templo. Eles utilizavam o oráculo para comunicar a vontade de Deus.

O que é profecia?
Palavra originaria do grego prophemi significa "predizer". Portanto, profecia é o anúncio de coisas futuras. Para predizer o futuro, o profeta utiliza oráculos, sonhos, revelações, vaticínios, hipóteses, suposições e conjeturas.

Os profetas no Antigo Testamento
Os profetas tinham um chefe e moravam juntos (embora alguns fossem casados). Viviam de esmolas, usavam um manto de pele e um cinto de couro.

Na suas frontes tinham um sinal. No corpo, eram visíveis as cicatrizes com as quais se feriam na excitação quando o espírito de Deus os arrebatava. Quando isso acontecia, vivenciavam um estado psíquico anormal.

Deus se manifestava nos profetas através de cantos, gritos e invocações, além de gestos, movimentos rítmicos e danças que levavam estes homens ao êxtase. Cortavam-se até sangrar para depois arrancar suas vestes e desmaiar. Natã foi um grande profeta no Antigo Testamento.

Os profetas eram propagadores das tradições israelitas e contribuíram para salvaguardar o culto a Javé em Israel. Assim como nas cortes orientais havia adivinhos e sábios, os profetas faziam algo similar na corte do rei Davi (e também de Saul) para transmitir ao rei as decisões de Deus (estes eram chamados de profetas cortesões). Os profetas clássicos eram também conhecidos como profetas maiores (como Isaías).

Os profetas no Novo Testamento
Na própria Bíblia, existem trechos onde os profetas verdadeiros acusam outros de mentirosos e impostores. Também tinham os que prediziam apenas por dinheiro ou para agradar ao rei.

Outros que cometiam o adultério e os que se embriagam, elevavam os malfeitores e se esqueciam de pronunciar o nome de Deus durante a profecia.

No Novo Testamento, os profetas foram apresentados como "enviados de Deus". João Batista foi um profeta e seu pai Zacarias também. Ana. a profetisa, reconheceu Maria como a mãe do messias e Jesus como o ungido do Senhor.

Como distinguir um profeta verdadeiro de um falso?
Os exegetas* católicos opinaram que os verdadeiros profetas se distinguiam dos falsos pela missão pessoal que recebiam de Deus. Os falsos, sempre ameaçavam brigar quando não eram pagos e prediziam apenas desgraças.
Atualmente, podemos diferenciá-los por seu comportamento.

*Exegeta: aquele que faz exegese, ou seja, um comentário para esclarecer um texto ou uma palavra que se usa em relação à Bíblia.

Jesus, o profeta
Jesus disse que nenhum profeta é bem aceito em sua pátria (Lc 4,24) e contava a si mesmo entre os profetas que Jerusalém fazia questão de matar (13,33).

Por causa da sua autoridade com que ensinava (além dos milagres) Jesus foi considerado um profeta (Mt 21,11-14; Lc 7,16; 24,19) como Elias ou Jeremias (Mt 16,14). Na sua vida pública foi chamado de "profeta poderoso em palavras e obras".

O apóstolo Paulo e a profecia
Segundo São Paulo, o verdadeiro profeta tem carisma (1 Cor 12,10) e fala de maneira que todos podem compreendê-lo. Quando solicitado, conforta quem precisa (14, 3-5), pois tem o dom da interpretação (14, 2.11.13).

O profeta retratado na novela está correto?
Na novela "O Profeta" da Rede Globo, o ator principal deslumbra o futuro, indicando que tem o dom de profetizar, pois tem a capacidade de visualizar algo que não ocorreu na vida cotidiana.

A autora Ivani Ribeiro, irá explorar a profecia com a mediunidade (segundo Allan Kardec, médium é aquele que sente a presença do espírito).

No primeiro capítulo exibido, o ator sonhou com um barquinho e acordou assustado. No dia seguinte, o irmão se afogou no rio (profecia).

* Clemente de Alexandria viveu entre 150? - 211 e 216. Foi um doutor da Igreja grega.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade