> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Segunda-feira, 7 de agosto de 2006
A macrobiótica

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A palavra macrobiótica vem de macro (grande) e bios (vida). Muito mais do que um estilo de alimentação, visa a compreensão do ser humano e da natureza, permitindo que cada um assuma a responsabilidade quanto à sua saúde.

Quem introduziu a idéia da macrobiótica no mundo ocidental foi George Ohsawa. Ele modificou os princípios do oriente, que consiste em uma dieta exclusiva a base de arroz integral cozido, mingau de farinha e arroz tostado.

Se nos alimentamos mal, provocamos uma disfunção orgânica e psíquica. A doença nada mais é do que uma maneira de fazer com que se retome ao equilíbrio.

A macrobiótica recomenda ações educacionais para prevenir doenças, já que os alimentos atuam no nível mental. Enquanto se ingere venenos, principalmente os elementos artificiais ou os que são processados industrialmente, não existe a cura.

O ser humano precisa torna-se mais disciplinado, reeducando o organismo, libertando-se dos maus hábitos e condicionamentos alimentares que muitas vezes são impostos pela sociedade.

O bem-estar ocorre em um processo de autoconhecimento físico e mental. Para iniciar esse processo, é necessário entender que você é um ser único e completo, cuja alimentação é a base de tudo.

Para quem não sabe, a comida macrobiótica é muito saborosa. Não existe proibição de nenhum alimento, ou seja, pode-se comer de tudo, mas é importante lembrar-se da qualidade ao invés da quantidade. Os alimentos mais adequados são os legumes, cereais integrais, verduras.

Na dieta macrobiótica utilizam-se diversos grãos, algas marinhas e nabo branco japonês. Aconselha-se também a diminuição do consumo de certos alimentos, nessa ordem: consumo de carne de origem animal (até que seja eliminada totalmente), consumo de massas, enlatados, doces, açúcar, café, leite e chá mate.

A macrobiótica ensina que de dez em dez dias o corpo humano se renova na sua composição sangüínea proporcionando a saúde perfeita do corpo.

Deve-se mastigar os alimentos no mínimo 30 a 50 vezes para cada porção de comida.
Como bebida, deve-se evitar os refrigerantes. Recomendasse os chás, sem adoçante (ou o mínimo possível). Diminuir a quantidade de líquidos durante a refeição, também traz benefícios.

Se o corpo estiver muito intoxicado, aconselha-se a alimentação de arroz integral por dez dias.

Não se trata de uma dieta de emagrecimento, nem mesmo milagrosa. Sua função é equilibrar as forças yin e yang fazendo com que o corpo funcione perfeitamente.

Yin e Yang estão presentes no homem, na alimentação e no ambiente.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade