> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Terça-feira, 1º de agosto de 2006
A importância do estudo da Filosofia

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

O Conselho Nacional de Educação decidiu no dia 7/7/2006, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia. O relator da proposta, César Callegari disse que "a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem seu espírito crítico. Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades".

A idéia não podia ser melhor. A palavra filosofia deriva do grego e significa "amor pela sabedoria" (philia; amor, sofia, sabedoria). Revela-se como a amiga da sabedoria, amor e respeito pelo saber.

Ela é uma disciplina que envolve a análise, a reflexão de idéias e a discussão de todos os assuntos. Surgiu devido a inquietação da curiosidade humana de questionar todos os valores. Assim, cada experiência é enriquecida e pode ser repassada de geração em geração.

Questões como a religião, o conceito do bem e do mal, a política, a ciência, o mundo exterior, a arte etc., fazem parte do estudo da filosofia. O que a define é o uso dos argumentos, onde as pessoas criticam, analisam e clarificam conceitos.

Também ensina a pensar de maneira mais lúcida sobre nossas barreiras, diferenças, preconceitos e clarear a mente sobre aquilo em que acreditamos. Busca a verdade para dar sentido a todas as experiências.

Platão, Aristóteles, Descartes, Hume, Kant, Russell, Sartre foram filósofos famosos.

Qualquer pessoa pode estudar filosofia, já que os temas são variados e a liberdade de opinião é uma das suas bases. Mas, quando a pessoa tem algum conhecimento de historia, pode progredir de maneira mais satisfatória.

Ao estudar a filosofia, o ser humano busca respostas ao sentido da sua existência.

Quem já não teve dúvidas sobre a existência de Deus? Ou, qual a razão de estar aqui e agora? Porque uma ação pode ser considerada boa e ao mesmo tempo pode ser má para outras?

Chamada de "mãe de todas as ciências", a filosofia divide-se em:


Arte ou estética: estuda o belo, o entendimento da arte

Ética: estuda sobre o certo e errado, o bem e o mal etc. e como se deve viver e agir

Lógica: sua função é preservar a verdade e evitar raciocínios imperfeitos

Metafísica: trata da realidade, do ser e também do nada, do transcendental e da teologia

Teoria do conhecimento: trata do conhecimento, da crença e da justificação.

O filósofo não é um especialista, mas um conhecedor e um investigador do universo, da natureza, do homem e da sociedade.

A filosofia superficial inclina a mente humana ao ateísmo, mas uma filosofia profunda conduz a mente humana ao sagrado, a sabedoria e ao espiritualismo.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade