> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Terça-feira, 4 de julho de 2006
A angústia do dinheiro

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Um estudo realizado na Austrália mostrou que dinheiro não traz felicidade. Pelo contrário, pode causar angústia e depressão. Os pesquisadores descobriram que a preocupação excessiva com os bens materiais tem um efeito psicológico negativo.

Muita gente quer mais dinheiro para manter vantagem sobre os demais. Como os objetos de consumo perdem o valor em pouco tempo, ocorre a frustração e a insatisfação.
A angústia em relação ao dinheiro é na verdade, a angústia que provavelmente sentimos em relação a nós mesmos.
É uma sensação psicológica caracterizada pela insegurança e surge em determinadas ocasiões, especialmente quando envolve dificuldades financeiras.

Por isso, pode ocorrer em casos extremos, a ansiedade, o pessimismo, a insegurança e outros problemas físicos como o cansaço, a angina, taquicardia, asma, dificuldade respiratória, palpitação, transpiração excessiva etc.
Claro que o dinheiro dá prazer. Mesmo quem é desapegado não pode deixar tudo e ir morar no deserto. Com ele compramos o que desejamos, mas percebemos rapidamente que não alimenta nossa alma.

Não se pode tornar um escravo dele, pois não cura nossa ansiedade, mas quem a provoca.

Nesta visão globalizada agimos de maneira errada desejando colocar um fim no sofrimento gastando dinheiro.

A fonte da felicidade é a convivência com as pessoas. O melhor investimento é a amizade. As coisa materiais podem deixar a pessoa feliz, mas é algo superficial e incerto, mesmo sabendo que a sociedade valoriza os bens de consumo.

O dinheiro é o meio, e não o fim. Ele não pode ocasionar a humilhação ou a angústia. O budismo ensina que: devemos olhar para nosso interior para obter a verdadeira felicidade e que precisamos mudar a frase "eu tenho", para "eu sou".

Jacob Needleman, autor do livro O dinheiro e o significado da vida, explica que "o dinheiro fortalece nosso ego e isso aumenta a sensação de poder. Ele atua como uma droga, dando a sensação de que somos melhores e mais importantes do que realmente somos".

O dinheiro não pode ter relação com a satisfação de viver. A vida é uma conseqüência da nossa atitude interior, da relação do espírito com seu corpo e vai muito além de questões meramente materiais.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade