> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Sexta-feira, 19 de maio de 2006
Vodu e a Copa

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Uma empresa alemã vende pela internet o Foo Too Kit. É um pacote contendo agulhas e bonecos com camisas das seleções. É só encomendar o kit do rival e, durante o jogo, fazer o vodu particular (Revista Isto É do dia 26/4/2006).

Basta grudar o emblema do time rival no boneco e cutucá-lo com as agulhas quando o adversário apresentar situações de risco. Desta maneira, o atleta cairá no campo.

O manual de instruções orienta para que o torcedor acredite no que está fazendo. O kit custa oito euros (R$ 20). Foi isso mesmo que você leu: vodu na era da tecnologia. O kit faz o maior sucesso.

Mas será que funciona? Claro que não. O boneco vodu só funciona quando feito por um voduísta que transmite algum tipo de energia. O boneco deve ter características anatômicas da pessoa, além dos órgãos genitais (masculinos ou femininos). Também deve ser feito de massa de modelar e não de pano.

O boneco deve ser batizado com o nome da pessoa e a partir daí, pede-se o que deseja. Os sacerdotes dizem que o boneco vodu serve para fazer o bem, curar um enfermo, atrair prosperidade etc.

O vodu (ou vudu) é uma tradição religiosa cuja origem é do povo daomeano (Benin), baseada nos ancestrais da África (muito parecida com o culto dos eguns da tradição dos orixás).

Com o tráfico negreiro ocorrido no Benin (também em Gana, Nigéria e Togo), a religião vodu seguiu para o Haiti, Cuba e Estados Unidos. No Haiti, o vodu é a religião oficial (declarada pelo presidente Jean Bertrand Aristides em 2003). Até mesmo os casamentos realizados no vodu são considerados oficiais.

Os praticantes do vodu são chamados voduístas (ounsins). Eles utilizam um templo (lakou), cuja característica marcante é uma coluna (poteau-mitan) que fica no centro do templo, considerada sagrada.

Os voduístas dão voltas em torno da coluna e incorporam os espíritos (loas rada - espíritos benéficos e loas petro - espíritos maléficos). Os líderes do vodu são chamados de hungans/hougans (homens) e mambos (mulheres).

As cerimônias são realizadas a noite e cada divindade tem uma música específica, tocada através dos atabaques pelos mestres tamborileiros. Bebidas e o sacrifício dos animais são oferecidos aos deuses.

No vodu, é conhecida a tradição da serpente, onde a mambo retira o réptil de um cesto e o coloca próximo de seu rosto, com o intuito de obter uma visão especial além de mais poderes. Já o zumbi é a magia negra do vodu e é diferente do boneco que tem a finalidade de fazer o bem.

O zumbi não é uma pessoa morta, ao contrário. Um voduísta ingere uma bebida feita com ervas e venenos que o leva a um estado como se estivesse "morto".

Ele respira de maneira lenta, seus batimentos cardíacos também se tornam mais lentos (e conseqüentemente, diminui a pulsação). Sua pele fica mais fria, pupilas dilatadas e sensibilidade à luz, como se estivesse hipnotizado pelo sacerdote (chamado bokor). Com o praticante neste estado, é levado à prática do mal contra alguém.

Durante séculos a Igreja condenou o culto no Haiti, mas como ela é a religião oficial, resignou-se a conviver com o culto. Em 10 de fevereiro deste ano, o presidente Lula foi recebido por praticantes do vodu na África (Ouidah), sendo homenageado por danças religiosas.

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade