> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 3 de maio de 2006
Nazca e seus misteriosos desenhos

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

No Peru, em um deserto próximo à Nazca, existe uma série de desenhos de animais, insetos, aves e plantas feitos no solo com proporções gigantescas. Estes desenhos (aranha, pássaro, macaco, beija-flor, etc.) levaram centenas de anos para ficarem prontos.

Eles são chamados geóglifos, e foram feitos pelo povo Nazca entre 200 a. C. e 600 d. C. Tem 15 milhas de largura correndo ao longo de 37 milhas paralelas ao Andes e ao mar.

O escritor Erich von Daniken, autor do livro Eram os deuses astronautas, propôs uma teoria que o deixou famoso na década de 60. Ele não tinha dúvidas que estes desenhos foram feitos por extraterrestres e que as linhas formavam um astroporto para naves extraterrestres. O escritor disse: O que há de errado com a idéia de que as linhas foram traçadas para dizer aos deuses: "aterrissem aqui"?

As linhas são vistas somente do alto, onde formam figuras bem nítidas. Enquanto vistas do chão, não fazem nenhum sentido. Por isso, quando construíram a rodovia Pan-Americana, alguns desenhos foram atravessados por ela. Em 1926, surgiram os primeiros estudos sobre os desenhos quando dois pilotos peruanos sobrevoaram a região, alertando sobre a existência das figuras.

Mas, existem informações de Luis de Monzón datadas do século XVI: relatos de anciões diziam que os desenhos foram feitos pelos Viracochas, descendentes dos homens deuses, provindos dos céus, capazes de voar e que povoaram o local. Os desenhos seriam uma forma de contatar e homenagear os seres provindos de outros planetas.

Para os antropólogos, a origem dos desenhos ainda é incerta. O que causa mais surpresa é o desenho de um macaco, já que este animal não existe no deserto. Em Pampa de San José (Peru) é possível ver a figura de uma baleia.
O povo que traçou as linhas removeu as pedras (e não a areia) do local, expondo o subsolo mais claro. Como o ambiente é seco, sem chuvas e erosão nula, conservou-se até os dias atuais.

Para ser visualizado, este povo pode ter usado uma espécie de balão de ar quente. Se isso aconteceu, significa que os balões já existiam em 660 d.C. e não foram inventados pelos franceses em 1780 como se imagina. Os antropólogos peruanos acreditam que os desenhos foram traçados para homenagear os deuses da montanha que controlavam o tempo.

A dúvida persiste: porque tantas linhas, utilizando milhares de pessoas na construção? Como desenharam figuras sem a utilização de nenhum equipamento aéreo? Se as linhas retas eram caminhos para que os peregrinos percorressem templos sagrados, onde estão as ruínas? Se os desenhos foram feitos para executar mapas astronômicos ou meteorológicos, porque fizeram em um local onde praticamente não tem chuvas? O professor Hawkins do Instituto Smithsonian de Washington afirma: "devemos procurar a explicação dos desenhos de Nazca além do computador".

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade