> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 15 de março de 2006
Ser vegetariano

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Sei que o consumo da gordura e proteína animal (que iniciou-se há dois milhões de anos) interferiu no crescimento do nosso cérebro até chegar ao tamanho atual. Também estou ciente de que os seres humanos são onívoros por natureza, ou seja, digerem vegetais e carne.

Porém, optei por conhecer vegetais que substituíssem o valor protéico da carne e por isso, escolhi ser vegetariana. Não me alimento de carne branca (aves) há 37 anos. Nunca comi peixe, e carne vermelha saiu do meu cardápio há 20 anos.

Na verdade, esta opção tem relação com o amor que tenho pelos seres vivos, especialmente os animais. Ao falar sobre isso, alguém sempre diz: "você pode adoecer alimentando-se desta maneira". Respondo: "como posso ficar doente comendo cereais, raízes, frutas, legumes, queijo, ovos etc.?"

Quando sou convidada para almoçar e digo que "sou vegetariana", logo me preparam um prato de saladas. Mas, é bom lembrar que, quem é adepto ao vegetarianismo, também consome massas, arroz, feijão, pizzas, além de uma grande variedade de legumes, iogurtes, usando na preparação dos alimentos, uma infinidade de especiarias.

Quem adota o vegetarianismo, é exigente e tem apreço pela higiene alimentar (bucal, corporal etc.). O uso do açúcar não é proibido na alimentação, mas evita-se o excesso.

O mesmo ocorre com os refrigerantes (como tem um paladar mais apurado, o vegetariano sente mais prazer bebendo um suco de frutas do que um refrigerante com seus conservantes).

Alimentar-se de vegetais é algo extraordinário e um hábito saudável, sem dúvida. O mais importante é ter uma variedade de alimentos para que a dieta vegetariana forneça os nutrientes que o corpo precisa. Unir cereais com leguminosas traz um excelente resultado.

Existem diferentes tipos de vegetarianos:
. Ovolactovegerarianos (vegetarianismo): não consomem carne de nenhum tipo, mas consomem ovos, leite e derivados.
. Lactovegetarianos (vegetalianismo): não consome nenhum tipo de carne, mas leite e derivados são liberados. O ovo é proibido.
. Vegans (ou vegetarismo): não consomem nada de origem animal. Além disso, roupas de couro, lã e seda, não são utilizados. Consomem soja.
. Semivegetarianos: são vegetarianos, mas alimentam-se de peixe e aves (este grupo não come carne vermelha)
. Macrobióticos: pessoas que alimentam-se de cereais integrais, legumes e frutas frescas
. Crudivorismos: só comem vegetais crus
. Frugivorismos: rejeitam a carne e evitam "matar" vegetais. Consomem frutas e castanhas.

O vegetariano está integrado ao primeiro item. Os outros itens estão associados, muitas vezes, a um comportamento religioso. Os mais famosos adeptos do vegetarianismo foram: Bernard Shaw, Isaac Newton, Leon Tolstoi, Isadora Duncan, Pitágoras, Rousseau entre outros. Além disso, os mais fortes mamíferos terrestres são vegetarianos (elefante, rinoceronte, hipopótamo, búfalo, bisonte, boi etc.).

Quem come carne vermelha tem índices maiores de ter doenças como o câncer e problemas no coração. Estas pessoas também estão sujeitas a ter problemas no intestino, boca, faringe, estômago e próstata.

Sou vegetariana, mas minha família não é. Meus parentes alimentam-se de carne vermelha, e nem por isso, faço sermões à mesa. O importante é não incomodar os outros impondo sua dieta alimentar, pois na verdade, é um estilo de vida.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade