> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006
Conheça os orixás Nanã e Oxumaré

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Nanã (originariamente néné/nana/Nanã)
Dia da semana: terça-feira
Cores: lilás ou branco rajado de azul
Saudação: Saluba Nanã! ("Dona do pote da Terra!")
Elementos: água e terra (lama)
Domínio: lama e pântanos
Instrumento: ibiri (espécie de bengala)

Nanã-Buruku (iku, "morte") é um orixá feminino de origem daomeana que foi incorporado há séculos pela mitologia iorubá, quando o povo nagô conquistou o povo do Daomé, assimilando sua cultura e incorporando alguns dos orixás dominados por sua mitologia já estabelecida.

Nanã teria o mesmo posto hierárquico de Oxalá ou até mesmo de Olorum. No Daomé, era apresentada como orixá masculino ou assexuado, pai ou mãe de todas as coisas, seres e orixás.

Nanã é sempre associada à maternidade. E um dos orixás mais velhos da água que, associado às águas do céu e à lama, teria o poder de dar vida e forma aos seres humanos.

Seu elemento é a lama do fundo dos rios. Ela é a deusa dos pântanos, da morte (associada à terra, para onde somos levados após a morte) e da transcendência.

É uma figura muito controvertida no panteão africano: ora perigosa e vingativa, ora pateticamente desprovida de seus maiores poderes, relegada a um segundo plano amargo e sofrido.

Os seus adeptos dançam devotando-lhe muito respeito. Seus movimentos lembram o andar de uma senhora idosa, com passos lentos, o corpo curvado para a frente e apoiado no ibiri.

É considerada a primeira esposa de Oxalá, tendo com ele três filhos, entre eles, Oxumaré.

Oxumaré
Dia da semana: terça
Cores: amarela (renovação) e verde (transformação)
Saudação: Arruboboi! ("contínuo")
Elementos: ar e água
Domínio: arco-íris e cobra
Instrumento: serpente

Orixá andrógino, sua função principal é a de dirigir as forças que produzem movimento, ação e transformação. Por ser bissexual, tem uma natureza dupla; é representado na mitologia daomeana por uma cobra e o arco-íris, que significam a renovação e a substituição.

Durante seis meses é masculino, representado pelo arco-íris, tendo como incumbência levar as águas da cachoeira para o reino de Oxalá no orum (céu).

Depois, nos outros seis meses, Oxumaré assume a forma feminina. Nessa fase, teria a forma de uma cobra que vez ou outra se transforma em uma linda deusa chamada Bessém.

A dualidade de Oxumaré faz com que ele carregue todos os opostos e antônimos básicos dentro de si: bem e mal, dia e noite, macho e fêmea, doce e amargo etc.

Como uma cobra, morde a própria cauda, formando o símbolo ocidental do Ouroboros, gerando um movimento circular contínuo que representaria a rotação da Terra e o próprio movimento incessante dos corpos celestes no espaço.

Nas lendas, aparece sempre como filho de Nanã e Oxalá.
No Brasil, seus iniciados usam o brajá, um longo colar de búzios trabalhados de maneira a parecerem as escamas de uma serpente.

Durante sua dança, o iaô aponta os dedos para cima e para baixo alternadamente, indicando os poderes do céu e da terra.

Em algumas regiões é cultuado como o deus da riqueza, simbolizado por uma grande cunha entre seus apetrechos de culto.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade