> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

Sobre os ciganos

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Não temos muitas informações sobre a origem dos ciganos. Nômades, são andarilhos e forasteiros com grande apego à liberdade e a insubmissão à algumas regras da sociedade. Existe a possibilidade de descenderem do povo hindu (expulsos pelos muçulmanos), ou talvez dos judeus. Sua diáspora iniciou-se no noroeste da Índia, seguindo em direção à Turquia, chegando à Europa Ocidental no século XV.

Quando chegaram à Europa, muitos acharam que eram egípcios; daí deriva o termo "cigano", gypsy. Na Europa, ocuparam uma região chamada "Pequeno Egito", na Costa do Leste do Mar Negro, sendo essa a origem das suas denominações em francês (egypcien), espanhol (gitano) e inglês (gypsy). As suas designações étnicas são chamadas de Rom, Sinti e Calon.

O termo Rom (pessoa) deriva do nome da sua língua, o romani, um dialeto complexo formado a partir da base indo-árica, próxima do sânscrito. A cultura dos ciganos é transmitida oralmente e as tradições são seguidas à risca.

Com um idioma próprio - romani, os ciganos também tem um hino e uma bandeira, símbolos criados em 1971, no Primeiro Congresso Mundial Romani, que ocorreu na Inglaterra. As profissões dos ciganos estão relacionadas ao comércio, especialmente de metais, criação de cavalos e pecuária. Também dedicam-se a alguns consertos, além de venderem tapetes persas e objetos de ouro, prata e cobre.


Os ciganos chegaram no Brasil em 1574, vindos de Portugal e Espanha. Eles se dividem em três grupos: calom (procedente da península ibérica), rom (Europa Oriental) e o manush (França, Itália e Alemanha). É provável que o número de ciganos no Brasil esteja entre 800 mil ou 1 milhão, sendo os calons e roms, os maiores clãs do país. Em abril de 1994, foi instituída uma lei de proteção e defesa dos interesses relativos às comunidades indígenas e minorias étnicas, incluindo as comunidades negras isoladas e as minorias ciganas. A Constituição Federal garante aos ciganos direitos iguais de outros cidadãos.

A maior população de roms no mundo fica na Romênia (seguida pela Bulgária, Espanha e Hungria) com dois milhões de ciganos. Ao todo, estima-se que são vinte milhões espalhados no mundo, sendo que doze milhões de roms vivem na Europa.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade