> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

O cigano Juscelino Kubitschek

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Juscelino Kubitschek nasceu a 12 de setembro de 1902 em Diamantina (MG) e era descendente de ciganos. O bisavô materno de JK (tcheco cigano) desembarcou no Brasil em 1830. O pai João César era caixeiro-viajante e morreu de tuberculose quando ele tinha dois anos. Dona Júlia sua mãe, era professora primária, tratando de educar Nonô (apelido usado em casa) de maneira rígida.

» Sobre os ciganos

É uma pena que JK pouco se manifestou sobre o fato de ser cigano (além dele, vários outros ciganos ocuparam destaque no Brasil, como Castro Alves, Cecília Meireles entre outros). Embora não mencionada na sua biografia, esta afirmação tem o apoio de antropólogos, historiadores brasileiros e europeus que se basearam em relatos orais de amigos e ciganos residentes em Contagem (MG). Juscelino só falava sobre ciganos na presença de outros ciganos.

Quem conheceu JK relata que era uma pessoa com profundas idéias inovadoras, homem de ação, moderno e essencialmente intuitivo na sua essência. Há quem acredite que ele tenha sido um instrumento de Deus. Sempre simpático e elegante, era um cigano de corpo e alma. Boêmio, amante da comida, gostava de música, violão, dança (era um pé-de-valsa) e mulheres.

É compreensível que tenha ocultado sobre sua ascendência devido à política anti-cigana. Em muitos países, "ser cigano" denotava um aspecto negativo e em muito lugares era considerado crime levando à pena de morte (é bom lembrar que quinhentos mil ciganos foram exterminados pelos nazistas).

O Brasil foi o único pais onde um cigano chegou a ser presidente da República (1956-1961). JK desenvolveu a indústria automobilística, abriu vinte mil quilômetros de rodovias, 3 mil de ferrovias, aumentou 15 vezes a produção de petróleo e construiu as hidrelétricas de Furnas e Três Marias. Além disso (e o mais importante fato) construiu a nova capital do Brasil - Brasília, em três anos e dez meses.

JK morreu no dia 22 de agosto de 1976, numa viagem pela via Dutra (trecho São Paulo - Rio de Janeiro). Seu carro se chocou com uma carreta e até hoje muitos acreditam que ele foi assassinado. Quem sabe, através da minissérie global, um pouco sobre a cultura dos ciganos seja relatada através da história deste ilustre presidente do Brasil.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade