> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Terça-feira, 26 de julho de 2005
Mitologia

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Na mitologia de qualquer continente sempre se destacam, em primeiro lugar, os mitos principais e, em segundo lugar, os considerados de menor importância.

Alguns são mais importantes (dominantes) mostrando um caráter de pensamento religioso, enquanto outros são menos centrais, embora fantásticos.

Os mitos servem de modelo e exemplo para o comportamento humano e ao mesmo tempo ensinam que existe um começo e um fim para todas as coisas.

Produtos de uma imaginação fértil, por vezes simples, os mitos contêm mensagens profundas, que não devem ser tomadas como literárias.

Psicólogos contemporâneos como Carl Jung, viram nos mitos as chaves dos mistérios mais profundos e afirmam que eles não devem ser considerados meras histórias; devem ser estudados cuidadosamente, pois proporcionam a revelação dessa natureza humana oculta.

Thomas Bulfinch, autor do O livro de ouro da mitologia, relata que os filósofos têm aventado sobre a origem da mitologia, quatro teorias:

A primeira, a bíblica, explica que todas as lendas teriam origem nas narrativas das Escrituras; a segunda, chamada histórica, entende que todos os personagens foram seres humanos reais e as tradições acrescentaram informações em épocas posteriores.

A terceira teoria relaciona-se com a alegórica, segundo o qual, os mitos eram apenas simbólicos. A quarta teoria está associada ao aspecto físico, onde os elementos, terra, ar, fogo e água foram objetos de adoração religiosa e as principais divindades personificações das forças da natureza.

Conhecer os mitos é conhecer a si mesmo.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade