> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 18 de maio de 2005
Conheça o orixá Ogum

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Significado do nome: gun; guerra
Dia da semana: Terça-feira
Cor: azul escuro (cor do metal quando aquecido na forja)
Saudação: Ogunhê; Olá, Ogum
Elemento: metais (ferro)
Domínio: todas as ligações que se estabelecem em diferentes lugares, especialmente as rodovias e a estrada de ferro.
Instrumento: espada de ferro

Filho mais velho de Odudua, divindade masculina iorubana e o fundador da cidade de Ifé, - considerada a capital religiosa dos iorubanos, Ogum é o orixá da guerra, divindade que usa a espada e forja o ferro, transformando-o em instrumento de luta. É o patrono da força produtiva que trabalha a natureza. Considerado o protetor dos militares, ferreiros, agricultores ou os que trabalham com o ferro, além dos combatentes em geral.

Irmão mais velho de Exu, têm muita coisa em comum com este. Além de um caráter instável e arrebatador, Ogum também tem ascendência sobre os caminhos. Os lugares consagrados a Ogum ficam ao ar livre, na entrada da casa ou do terreiro. Para proteger a casa de um invasor, usa-se uma pedra em forma de bigorna, como uma espécie de amuleto do orixá da guerra.

A proteção de Ogum é representada por franjas de palmeira ou dendezeiro desfiadas chamadas mariwo que, penduradas nas portas ou janelas, evitam as más influências, protegendo contra pessoas indesejáveis. O culto a Ogum é bastante difundido no Brasil, Cuba e na Nigéria.

Sem a sua permissão e proteção, nenhuma atividade útil, tanto no espaço urbano como no campo, pode ser aproveitada. Deve ser invocado logo após Exu ser despachado, abrindo caminho para os outros orixás.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade