> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA

São Longuinho, santo "achador"

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Carlos Carvalho Cavalheiro, escritor e pesquisador do folclore paulista, explica que "São Longuinho é um famoso santo popular. O brasileiro recorre ao sobrenatural para encontrar objetos perdidos, depois de esgotadas as possibilidades de procura. No folclore brasileiro, existe uma série de santos e entidades que são invocados para encontrar o que foi perdido".

Conforme o pesquisador, os mais conhecidos são: Longuinho, São Campeiro, Negrinho do Pastoreio, Santo Antônio, Saci-pererê, Nhá Benta, São Dino e São Vitor.

Longuinho é uma versão popular de Longinus, "o soldado que enfiou uma lança no tórax de Jesus (Jo 19:34), fazendo brotar sangue e água".

Longinus foi o soldado romano designado para acompanhar a crucificação. Essa rotina de enfiar uma lança no corpo do crucificado tinha a finalidade de certificar-se de que o falecimento já havia ocorrido.

Ele reconheceu Jesus como filho de Deus na crucificação (Mt. 27:54, Mc. 15:39 e Lc. 23:47). Depois, Longinus tornou-se cristão, chegando a ser monge da primeira igreja na Capadócia (atual Turquia).

Outros pesquisadores acreditam que São Longuinho não tem ligação com Longinus, sendo apenas um santo popular invocado com a finalidade exclusiva de encontrar objetos perdidos. Por isso, não se sabe se ele existiu, mas sua imagem é encontrada até com certa facilidade.

A maneira mais popular de promessa a este santo para fazer com que o objeto subtraído apareça, é fazer o pedido da seguinte forma: "São Longuinho, São Longuinho, ao encontrar darei três pulinhos". Ao encontrar, dar os três pulinhos e dizer: "Achei São Longuinho, achei São Longuinho, achei São Longuinho" (Simpatias de Roberto Toledo).

Dependendo do valor do objeto desaparecido, quem o perdeu, geralmente promete dar mais do que três pulinhos.

Recentemente, em Guararema, cidade paulista que cultua São Longuinho, três jovens entraram na Igreja de Nossa Senhora da Escada, no bairro de Freguesia (onde existe a imagem mais antiga do Brasil do santo "achador"), desejando agradecer a São Longuinho o fato de reencontrarem o que desejavam. Devia ser algo muito valioso, pois cada um deu três mil pulos.

O que não se encontra explicação é o fato dos três pulinhos para agradecer o santo. Segundo a tradição popular, "teria saído do ferimento de Jesus sangue e água, espirrando nos olhos de Longinus, curando-o de uma enfermidade. Como ele também teria problemas nas pernas, os pulos das pessoas são dados em sua homenagem".

Seu culto é difundido no Brasil, Portugal e Espanha. Sua festa é celebrada em 15 de março.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade