> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 13 de abril de 2005
Religiões

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A palavra religião é derivada do latim religio e significa "algo realizado com uma atenção para o detalhe". Derivada do verbo religare, indica "a idéia de juntar duas coisas próximas uma das outras". As religiões unem pessoas em práticas e crenças comuns.

Ser religioso significa quase tudo, porque diz respeito à totalidade da vida e morte do ser humano. Indica a crença de que Deus é a fonte e a finalidade da vida. As informações colocadas em palavras transformam-se em narrativas e são importantes em todas as religiões. Dessas informações, também se produzem textos onde alguns são vistos como "revelações de Deus".

Os textos tornam-se sagrados contendo a autoridade divina no Tanach (escritura judaica), O Alcorão (escritura muçulmana), Shruti (escritura hindu), Angas (escritura jainista), Granth Sahib (escritura Sikh) etc.

As religiões são extensões familiares fazendo de todas as pessoas uma só família ou tornando-as uma única comunidade.

Ao estabelecer uma imagem compartilhada da realidade, as religiões tornam as pessoas capazes de viver em confiança. Fé é a convicção de que o afirmado é digno de crença. Confiança é o reforço da fé ao ser compartilhado com os outros. Ou seja, as pessoas podem distinguir amigos de inimigos através dos códigos religiosos de reconhecimento e comportamento esperado.

As religiões são aspiração, visão e esperança de transcender o presente, elevar-nos acima da culpa e dos fracassos. Por isso, as religiões podem se tornar perigosas, já que algumas pessoas morrem e matam por suas crenças. As religiões são sistemas que estabelecem fronteiras de modo a proteger a informação. Em qualquer lugar onde existam fronteiras, haverá incidentes quando seus limites forem ameaçados.

Qual o futuro das religiões? As religiões nunca irão desaparecer. Somos religiosos, preparados para a religião desde o berço até os comportamentos diários ao longo da vida. As únicas religiões que morrem são aquelas incapazes de abandonar o passado e encontrar uma nova vida no presente. As religiões fazem parte das maiores realizações dos seres humanos, pois estes perceberam que, quando tocados pela graça de Deus, são levados muito mais longe do que poderiam ter chegado pelos próprios meios.

Concluímos que as religiões clamam em saber o valor da vida, além de oferecer escolhas que devem ser feitas conforme as oportunidades. Mais de três quartos da população mundial considera-se pertencente a uma religião, independente da maneira que a praticam. Elas são literalmente o contexto e a conseqüência das descobertas da mente sobre a natureza e destino humanos.

Além disso, as religiões apontam para a maior de todas as verdades: aquilo que perdura enquanto o resto passa. Fonte: Para entender as religiões, de John Bowker, Editora Ática, 1997.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade