> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 09 de março de 2005
Doença do tempo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Muitos não se dão conta de que estão sofrendo da "doença do tempo", ou seja, sentem-se estressados e oprimidos pelo relógio.
Os sintomas são: impaciência (exemplo - ter que esperar alguns segundos para que o sinal de transito fique verde), viver atrasado, pressão sangüínea alta, alteração nos hormônios e no sono, além de atividades fisiológicas prejudicadas. Isto acontece com quem vive de maneira acelerada, prejudicando o relógio biológico interno, que acaba culminando em doenças.

Patrick Pietroni, autor do livro Viver Holistico, define este problema: "a ansiedade da falta de tempo produz uma sensação de estar sobrecarregado, levando à irritabilidade e a dificuldade para relaxar". A doença do tempo também é chamada de "doença da pressa". O tratamento mais indicado é tentar aos poucos diminuir a velocidade e respeitar seu relógio interno. Também é importante escrever e dar prioridade aos compromissos mais importantes e espaçar um pouco mais de tempo entre uma atividade e outra.

A revista Isto É, de 23/2/2005, publicou a reportagem Sinal dos tempos, de Mônica Tarantino e destacou que "a mania de correr contra o relógio mesmo quando não há compromissos é considerada uma alteração de comportamento". Em 2004, a psicóloga Marilda Lipp (PUC - Campinas) fez um levantamento e concluiu que: "de 294 executivos, 90% agiam apressadamente, mesmo sem estarem atrasados, e 10% precisavam reeducar a qualidade de vida".

Algumas idéias simples podem ajudar a evitar a doença: planejar e organizar a agenda com antecedência, estabelecer prioridades, adiar o que não for urgente, aprender a dizer "não", acordar meia hora mais cedo, diminuir o tempo que passa assistindo televisão, tirar o telefone do gancho quando não desejar ser incomodado e deixar de usar o relógio durante um dia da semana.

A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) fez uma tabela para identificar se a pessoa é vitima da pressa. Confira aqui!

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade