> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2005
Os manuscritos do mar morto

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Considerado o achado arqueológico do século, os Manuscritos do Mar Morto (que data de 200 a.C. a 70 d.C.) permitiram a descoberta de uma seita de ascetas que tinham em Qumrân, às margens do Mar Morto, sua principal comunidade. Essa seita está associada aos essênios e é descrita por muitos autores clássicos.

Segundo o professor da Universidade de Oxford, Geza Vermes, envolvido na tradução dos pergaminhos, "apesar de sua enorme importância para o mundo atual, algumas ações restritivas por parte dos eruditos foram responsáveis pelo 'escândalo acadêmico por excelência do século XX', pois que até recentemente muitos desses documentos-chave foram ocultados do público".

O grande interesse mundial por esses escritos está ligado a vários fatores: foram encontrados todos os textos da Bíblia hebraica (à exceção do Livro de Ester), textos esses mil anos mais antigos que o mais velho códice conhecido até então; a importância dos textos não-bíblicos, que mostram a preparação para a vinda de Jesus Cristo; por meio deles se pode conhecer melhor as raízes do Cristianismo.

Enfim, o maior achado arqueológico do século XX, que proporcionou uma tradução mais acurada da própria Bíblia. Os primeiros capítulos descrevem a filosofia, a vida, as crenças e o significado dos escritos dos essênios.

Esta obra tem a virtude de ser um eficiente guia para eruditos, estudantes cujos interesses abranjam o antigo judaísmo e o cristianismo incipiente e para o público em geral, que queiram conhecer um pouco mais essa seita extraordinária - os essênios.

O livro "Os Manuscritos do Mar Morto", de Geza Vermes, única obra que traz a tradução integral de todos os textos liberados ao público até o momento, faculta confiável e direto acesso às traduções desses fascinantes documentos, todo o material acessível à tradução dos manuscritos até agora. Como o processo de entrega dos documentos aos eruditos que os estudam tem sido muito lento, Geza Vermes - desde a publicação da primeira versão, em 1962 - tem acrescentado a cada uma delas mais textos traduzidos.

Neste livro foram acrescentados vinte e seis novos textos, uma introdução discutindo o desenrolar da questão Qumrân, com todos os seus problemas, e um inventário - apresentado pela primeira vez - de todos os documentos entregues em 1991. Esses fascinantes documentos, que foram encontrados em 1947, em Israel, trouxeram uma enorme mudança no entendimento da Bíblia hebraica, do judaísmo pós-bíblico e das origens do cristianismo.

(Fonte: Os Manuscritos do Mar Morto, Editora Mercuryo - Tel: 011 33 37 01 85)

Exposição Pergaminhos do Mar Morto: um legado para a humanidade

Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66, próximo à estação Júlio Prestes, São Paulo/SP
Até 27 de fevereiro de 2005
Informações: (11) 3337-0185

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade