> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quinta-feira, 11 de novembro de 2004
Soroptimismo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Soroptimismo é a junção das palavras latinas soror irmã e optma, melhor. Ou seja, é um movimento com a visão projetiva e positiva para servir, valendo-se especialmente da contribuição intelectual e profissional de suas sócias, procurando atingir metas definidas, baseadas em pesquisas realizadas em todo o mundo.

O Soroptimist International é uma organização para mulheres administradoras de negócios e profissionais que trabalham em projetos para a promoção dos direitos humanos e status da mulher. O primeiro clube foi fundado em Oakland, Califórnia, Estados Unidos em 3 de outubro de 1921. É formado por quatro Federações.

A Região Brasil é composta por regiões que compõe a maior delas: A Soroptimist International of the Americas, abrange os países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Coréia, Costa Rica, Equador, EUA, Filipinas, Guatemala, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Taiwan e Venezuela.

No Brasil, o primeiro clube foi fundado no Rio de Janeiro por iniciativa da Dra. Bertha Maria Júlia Lutz. Em 1º de julho de 1996, foi criada a Região Brasil. Em 3 de agosto do mesmo ano, foi oficialmente instalada na cidade de São Vicente, São Paulo, tendo a primeira Governadora tomado posse. Sua diretoria é formada por uma Governadora, Governadora-Eleita, Secretária e Tesoureira, eleitas por um mandato de dois anos.

As Soroptimistas contam com trinta e nove clubes, nove no Estado de São Paulo. As demais Federações estão na Europa, Grã-Bretanha e Sudoeste do Pacífico. No mundo todo, o contigente é de mais de 100.000 mulheres. As Soroptimistas não discriminam raça ou religião, além de serem apolíticas.

Existe um Código de Ética e programas de serviço a cumprir, tais como: Desenvolvimento Social e Econômico, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos - Status da Mulher e Compreensão e Boa Vontade Internacional. Os programas de Serviços são escolhidos a partir de propostas de cada clube que favorecem a comunidade, desenvolvendo atividades das mais diversas além de Programas de Identificação Soroptimista que procuram reconhecer publicamente os valores femininos ou em favor das mulheres que se destacam anualmente.

Os programas são: Mulheres Destaque, Mulheres ajudando Mulheres e Melhoria da Situação da Mulher. Os Projetos de Identificação Soroptimista procuram oferecer oportunidades de aperfeiçoamento profissional como: Jovem Cidadão, Jovem Talento e Oportunidade de Treino para Mulheres. Tem status de consultor junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social das Nações Unidas - ECOSOC.

O Soroptimist International mantém relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde - WHO, Intercâmbio com a Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas - UNESCO, desenvolve trabalhos com o Fundo das Nações Unidas para a infância - UNICEF, Fundo das Nações Unidas para as mulheres - UNIFEM, o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - UNHCR, a Organização Internacional do Trabalho ILO, a Organização da Alimentação e da Agricultura - a FAO e o Centro das Nações Unidas para o desenvolvimento Social e Humanitário - CSDHA. Têm representantes nas Unidades da ONU de onde são extraídas sugestões para ações no mundo.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade