> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 13 de outubro de 2004
Santa Edwiges

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Comemora-se em 16 de outubro, o dia de Santa Edwiges. Nascida no ano de 1.174 na Bavária (Alemanha), foi canonizada há 725 anos pelo Vaticano. É considerada a santa protetora dos endividados e pobres. Na igrejas construídas em sua homenagem, os devotos pedem sua ajuda através das orações, certos que alcançarão um milagre; por isso, seguram com uma das mãos, a carteira de trabalho.

O número de fiéis aumenta a cada dia, pois acredita-se que ela está sempre pronta a atender os pedidos dos aflitos. "Santa Edwiges pode ser apontada como uma espécie de termômetro da crise financeira de um país", explica o Padre Alexandre Alves Filho, 31 anos. Ele relata que "o ápice da devoção ocorreu na década de oitenta, quando a inflação disparou".

Os fiéis estão em todas as classes sociais. A história conta que ela casou-se aos doze anos com o príncipe Henrique I da Silésia (Polônia). Esposa e mãe amorosa, teve seis filhos que seguiram o seu exemplo. Caridosa, ajudou os pobres, endividados, enfermos e idosos.

Ela guardava uma pequena parte dos seus rendimentos para pagar suas despesas e todo o restante (inclusive do marido e dos filhos) era doado aos necessitados com suas próprias mãos. Mesmo assim, sentiu em seu coração que deveria fazer mais. Desta maneira, foi guiada por Deus para a sua verdadeira missão: começou a visitar os presos, consolando-lhes. Edwiges observou que a maioria deles estavam encarcerados por não conseguirem saldar suas dívidas. Ela pagou as dívidas dos presos e estes, depois em liberdade, conseguiram emprego para obter uma nova chance na vida.

As viúvas também eram consoladas e encaminhadas ao seu convento. Ao ficar viúva, foi morar no mosteiro de Trebnitz (Polônia) permanecendo até o dia em que faleceu, 15 de outubro de 1243. Seu corpo é venerado neste mesmo convento. Na imagem, Santa Edwiges segura uma igreja com as duas mãos (por ter construído igrejas, conventos, hospitais e escolas).

Oração

Vós, Santa Edwiges,
Que fostes na Terra
Amparo dos pobres e desvalidos,
Além do socorro dos endividados.

Nos céus, onde gozai
O eterno prêmio da caridade que praticastes,

Confiante vos peço:
Sede a minha advogada
Para que eu obtenha a graça de
(diz-se a graça que deseja)

E por fim, receber
A graça suprema
Da salvação eterna.
Amém.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade