> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 08 de setembro de 2004
Os rastafarianos

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Os Rastafarianos usam dreadlocks (cabelos sem pentear ou cortar), roupas nas cores vermelha, preta, verde e dourada, representando a Etiópia, a "Terra Prometida". Existem rastafarianos na Jamaica, Estados Unidos, Inglaterra e Brasil.

O movimento começou com o jamaicano Marcus Mosiah Garvey (1887-1940). Ele iniciou uma ação que encorajava os negros retornarem à Terra Prometida, já que seus ancestrais foram retirados da sua terra e escravizados. Garvey profetizou que no futuro haveria um rei coroado na África e receberia todos os negros de volta ao Continente Africano.

Dez anos após a morte de Garvey, o imperador Haile Selassie foi coroado na Etiópia com o título Ras Tafari, também chamado de Yah (palavra proveniente de Jahweh). Os seus simpatizantes interpretam passagens da Bíblia para compreender o Rastafarismo.

Um dos seus sacramentos é fumar a ganja (marijuana) "erva da sabedoria". Ilegal na maioria dos países, acredita-se que ao fumar, a revelação de Selassie acontece indicando que ele é um deus e a Etiópia a "Casa dos Negros". Eles não consideram a ganja como uma proibição e citam o Salmo 103 (104):14 como referência: "foi encontrado junto ao túmulo do Rei David".

Um dos mais conhecidos rastafarianos foi Bob Marley. Os adeptos tem o Êxodo (cantada por Bob Marley em Exodus) para a Etiópia como meta espiritual. A alimentação chama-se Ital (vital e total) ou seja, não é usado sal ou condimentos. São vegetarianos e a bebida preferida é o chá.

Para eles, Deus é um Espírito manifestado pelo imperador Haile Selassie I. Os Rastafarianos acreditam ser descendentes de uma das doze tribos perdidas de Israel. Haile, ou seja, "o escolhido de Deus" seria o 225º descendente de Salomão cuja missão foi a de libertar a raça negra do domínio coercitivo. Sua coroação em 1930 foi muito comemorada.

O símbolo do Rastafarismo é o Leão de Judah. Não é considerado uma religião, organização humana ou filosofia, mas uma tentativa de conhecer a vontade de Jah e preservá-la.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade