> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 18 de junho de 2004
Exu, o anjo rebelde

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Significado: esfera
Dia da semana: Segunda-feira
Cores: vermelho (ativo) e preto (absorção de conhecimento)
Saudação: Laroiê; Salve Exu
Número: 1
Elemento: fogo
Domínio: encruzilhada
Instrumento: sete ferros presos numa mesma base, voltados para cima

Com sua natureza andrógina, Exu é o primeiro a ser citado servindo como numa espécie de função diplomática (recadeiro ou mensageiro) entre todos os Orixás e os seres humanos. De acordo com a mitologia africana, é o princípio dinâmico que possibilita a existência, sendo responsável pelo destino da cada um; ou seja, cada pessoa antes de nascer escolhe seu destino, determinando as características individuais de sua personalidade. Exu é o regulador do cosmos, o deus da ordem. É o "recadeiro" das divindades para fins úteis, passando a ser brincalhão quando pede-se sua ajuda para uma questão fútil.

Tem forte ligação com o fogo, simbolizando seu lado ativo, de crescimento. Exu não é "o escravo do Orixá" nem pode ser sincretizado com o diabo, como muitos brasileiros crêem, baseados na tradição católica. Seu símbolo são os sete ferros voltados para cima representando os sete caminhos do homem. É o mais humano dos Orixás, sendo uma divindade de fácil relacionamento.

Não é dele a responsabilidade de decidir o que é certo ou errado; apenas realiza a tarefa para a qual foi invocado. Tem o mesmo papel do deus Mercúrio, o mensageiro dos deuses do Olimpo encarregado de todos os seus negócios, até mesmo os desonestos na mitologia grega. Sua função de contato entre o babalaô e os demais Orixás faz com que supere o real e atinja o supra-real, o mágico. São os Orixás que respondem no jogo de búzios, mas é Exu que traduz as respostas. Ele poderia ser considerado como um "anjo rebelde", lendário e heróico.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade