> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 04 de agosto de 2004
Madonna adota o nome de Ester

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A cantora Madonna que comemora seu aniversário no dia 16 de agosto adotou o nome bíblico Ester, em suas reuniões relacionadas ao estudo da Cabala, mesmo não sendo judia. A Cabala é um tratado filosófico e religioso cujo conteúdo visa decifrar um sentido secreto da Bíblia, através de uma teoria e o simbolismo dos números e das letras.

Cantora, atriz, mãe e esposa, além de camaleoa por vocação, é considerada a "estrela" pop da música. Ela, que nasceu para quebrar regras, disse certa vez: "se a Cabala é um conhecimento poderoso, porque o Criador não iria desejar que todos tivessem acesso?"

Existem semelhanças entre Madonna e a personagem bíblica Ester: órfãs, estrelas e lindas, fizeram todo o tipo de gênero: ingênuas, sensuais, inteligentes e certamente, rainhas. O Livro de Ester é bem popular entre os judeus. Embora não se conheça o autor, é provável que foi escrito por um judeu conhecedor dos hábitos dos persas (atualmente Irã). É considerado um texto bem elaborado, que relata a historia do povo hebreu que foi salvo em V a. C.

Ester deriva do persa e significa "estrela". Tornou-se esposa do rei persa Assuero (para os historiadores, ele foi Xerxex I que sucedeu Dario I em 485 a. C.) Segundo o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Ester foi escolhida para ser esposa de Assuero, dentre as moças mais bonitas do reino persa. Era formosíssima, de incrível beleza, parecendo aos olhos de todos graciosa e amável (ela escondeu de todos sua origem hebraica).

Mas por quê a história de Ester é importante? Ela chegou a ser rainha para ajudar seu povo na hora certa. Quem se declarava hebreu, era escravizado ou morto no reinado de Assuero por ordem de Hamã, o braço direito do rei persa.

Segundo a Bíblia, Deus usou Ester para salvar seu povo. No dia anterior quando os hebreus seriam mortos por ordem de Hamã, Ester jejuou e orou juntamente com todos os serviçais do palácio num gesto de profunda humildade. A noite conseguiu persuadir o rei com sua beleza e inteligência para que não ouvisse Hamã pois este, na verdade, era um grande conspirador contra o reino persa. Por ter ouvido a esposa e Assuero ter descoberto a verdade, poupou os hebreus e enforcou Hamã por traição. Mardoqueu, o pai de criação de Ester, tornou-se o primeiro-ministro.

A nação libertou-se do cativeiro, Ester e Mardoqueu tiveram honras, recebendo autoridade e responsabilidade. Em lembrança a esta história, os judeus comemoram a festa do Purim no mês de Adar. Purim é a festa celebrada pelos judeus em 14 e 15 de fevereiro ou março.

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade