> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Quarta-feira, 24 de março de 2004
A origem do tarô

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

O tarô é talvez entre todos os oráculos, o que exerce maior fascínio sobre as pessoas. Embora sua origem seja desconhecida, as cartas do tarô vêm chamando a atenção dos homens por mais de quinhentos anos. Existem muitas teorias sobre a origem do tarô; para alguns, vêm dos rituais religiosos e dos símbolos do antigo Egito, para outros surgiu dos cultos misteriosos dos Mitras, nos primeiros séculos da era cristã angelical.

Em vídeo:
Orientações para a consulta de tarô
A leitura do tarô dos anjos

Acredita-se que as cartas do tarô chegaram à Europa somente no século XIV levadas pelos cruzados ou sarracenos. Uma teoria divulgada pelo ocultista francês Papus, afirma que o tarô foi introduzido nessa região pelos ciganos originários da Ásia Central.

O primeiro relato de que se tem registro a respeito do tarô é de um monge alemão que em 1377 em Brefeld, na Suíça, escreveu um ensaio no qual falava sobre um "jogo de cartas" que chegara a seu conhecimento. Segundo Antoine Court de Gebelin, o tarô nada mais é que o lendário livro de Thoth, a chave de toda a sabedoria antiga. Para ele, a palavra tarô vem do antigo idioma egípcio, onde tar "caminho, rota" e rho "rei, real". Seu significado seria então "caminho real" ou "caminho verdadeiro".

A última versão do tarô foi desenhada no século XVIII, em Marselle, por um ilustrador chamado Fautrier. O tarô tradicional é composto por 78 lâminas, das quais 56 são chamadas "arcanos menores" e 22 "arcanos maiores". Entretanto, o tarô dos Anjos de minha autoria, é composto por 42 lâminas, sendo 22 arcanos maiores e 20 arcanos menores. Mesmo com as duas quantidades diferentes das lâminas, podemos perceber que na verdade não estaremos perdendo nada na sua interpretação ao usarmos 42 cartas:

Tarô Tradicional: 78 cartas: 7 + 8 = 15 = 1 + 5 =6
Tarô dos Anjos: 42 cartas: 4 + 2 = 6

Os Arcanos Maiores são as principais cartas do tarô e funcionam como orientação, um guia que mostra a direção, aconselhando ou alertando o consulente. Eles foram elaborados com o intuito de expressar as inter-relações das leis matemáticas, idéias e pensamentos divinos que levaram à Criação do Universo.

Cada Arcano Maior é vinculado a uma letra do alfabeto hebraico primitivo. Cada letra deste alfabeto também é um número; cada palavra, uma seqüência de números, que resulta em um total que expressa o seu significado implícito. Vem daí a importância de somar as cartas, porque o resultado da soma pode expressar algo muito mais significativo do que as cartas individualmente (assista o vídeo tarô dos Anjos no www.terra.com.br/esoterico - vídeos especiais).

Os Arcanos Menores referem-se as etapas do desenvolvimento da consciência humana que são manifestadas pelos quatro elementos conhecidos, segundo a denominação antiga: fogo, terra, água e ar. Estes elementos estão representados no tarô, pelos quatro naipes dos arcanos menores: Paus (fogo), Ouros (terra), Copas (água) e Espadas (ar).

O significado dos Arcanos Menores são fixos; não possuem a riqueza de interpretação dos Arcanos Maiores, mas assumem a função de esclarecer, explicar, detalhar e principalmente determinar prazos: Valete (semanas), Cavaleiro (meses) Rei/Rainha (até um ano). Assista ao vídeo de tarô - Arcanos maiores e menores).

Monica Buonfiglio

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade