Confira as 10 mais célebres supostas aparições de Virgem Maria pelo mundo

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

Nos últimos anos, conforme relatado nos subsídios doutrinais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o número das aparições e revelações particulares, principalmente de Nossa Senhora, tem aumentado significativamente. Em 1962 foi criado um catálogo com as principais aparições de Maria, em ordem cronológica. Os países onde a santa supostamente apareceu foram: México, França, Portugal, República Tcheca, Grã Bretanha, Itália, Bélgica e Bósnia. As aparições nos últimos séculos, porém, não são fatos desconhecidos nos períodos anteriores: entre os séculos XIX e XX, contam-se cerca de 310 supostas aparições de Nossa Senhora.

Saiba como identificar uma suposta aparição santa

Como fato em si: nas “aparições” é preciso estabelecer, com clareza, a distinção entre a visão comum e a visão do fenômeno especial. O importante não é a aparição, mas o que ela significa.

Como mensagem: a mensagem uma vez recebida é transmitida em linguagem humana. É comum o pedido para que todos se unam em oração para a salvação de um determinado lugar ou situação, e por fim, a mensagem indica os meios ou caminhos para a restauração universal.

Contexto: indica o fenômeno que repercute e adquire um significado novo. Todo acontecimento ressoa na sociedade e tem uma repercussão social. Os estudiosos marianistas informam que, para atestar a veracidade das mensagens ou aparições de Maria, é importante observar a similaridade com o Magnificat (também conhecida como Canção de Maria). Toda aparição é sempre acompanhada por um recolhimento interior. Os efeitos devem ser a mudança de vida, tanto do vidente como dos que o acompanham.