> Esotérico  > Escola de Feng Shui


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Escola de Feng Shui
COLUNA DO FRANCO GUIZZETTI
Sexta-feira, 07 de novembro de 2003
Dúvidas e segredos do ba guá

Veja também:
Escola de Feng Shui
Coluna do Franco
» Todas as colunas
Consultório
» Dúvida do dia
» Todas as consultas
» Envie sua dúvida
Franco Guizetti
» Fale com Franco
» Quem é Franco

Como esperado, muitos internautas que leram o artigo anterior "Mapeie as energias da sua casa pelo ba guá" entraram em contato pelo Consultório de Feng Shui, com muitas perguntas e dúvidas. Neste artigo, esclarecerei as dúvidas mais comuns e importantes, para ajudar na aplicação do ba guá em sua residência.

Qualquer pessoa pode aplicar o ba guá em sua residência?
Claro que sim. Para tanto, a pessoa terá que ler, estudar, pesquisar e praticar sobre o assunto. Os nossos artigos sobre ba guá são um bom começo para quem quer começar a entender a técnica. Os interessados devem ler e praticar muito. Dependendo do caso, a pessoa deve até buscar cursos de Feng Shui.

O ba guá pode ser aplicado em ambientes comerciais? E em escritórios e consultórios?
O ba guá, como toda técnica de Feng Shui, pode ser aplicado em qualquer ambiente: residencial, comercial, em escritórios, consultórios, restaurantes, escolas, etc. Na minha opinião, o Feng Shui e o ba guá para empresas e escritórios são muito diferentes do Feng Shui e do ba guá para residências. Para empresas e escritórios é sempre recomendada a presença de especialistas na hora da aplicação do ba guá.

Só se aplica o ba guá na planta baixa de uma residência? E nos cômodos - salas, quartos, etc?
Sempre começamos a aplicar o ba guá na planta do imóvel como um todo, pois iremos localizar onde estão os pontos energéticos do ba guá, para uma análise e ativação destes pontos. Depois de aplicar na casa toda, podemos aplicar em cada cômodo independentemente.

Se eu quiser, posso aplicar o ba guá só no meu quarto? Se sim, como aplico?
Sim, podemos aplicar o ba guá em um só cômodo, localizar os pontos e ativá-los. Para aplicar o ba guá em um cômodo, devemos seguir o seguinte roteiro:
» Desenhe a planta do ambiente e posicione os móveis, janelas e porta
» Com o ba guá em mãos (imprima), deixe o guá do trabalho paralelo à porta de entrada do quarto. Isto irá orientar-lhe na hora de encaixar ou posicionar o ba guá na planta em definitivo
» Para encaixar o ba guá todo na planta do ambiente, você deverá posicionar o setor ou guá do trabalho, no meio da parede onde está posicionada a porta do quarto
» Aí você terá todos os pontos do ba guá localizados no ambiente

Não tenho a planta baixa de minha casa. Posso desenhar uma planta básica?
Claro que sim. Podemos desenhar uma planta básica de uma residência e depois aplicar o ba guá. Na verdade, na maioria de minhas consultorias de Feng Shui, eu tenho que desenhar uma planta básica do imóvel para realizar meu trabalho.

Como aplicar o ba guá numa residência que tem muitas portas de entrada?
Esta dúvida é muito comum e importante na hora de aplicar o ba guá. A teoria diz que devemos aplicar o ba guá a partir da porta principal da residência. Quando estamos num imóvel que tem mais de uma porta de entrada, aplicamos o ba guá a partir da porta principal, em geral, a da sala. Consideramos como a porta principal, na hora de aplicar o ba guá, a porta de maior movimento.

Quem mora em uma casa que tem o portão da garagem e a porta de entrada da casa, deve considerar a porta ou o portão da garagem como porta principal na hora de aplicar o ba guá?
Tudo depende de qual ba guá estamos falando. Se for o ba guá do interior da casa, devemos considerar a porta principal da casa. Se for o ba guá do terreno, devemos considerar o portão da garagem.

Então, podemos ter vários ba guá em uma residência?
Sim, temos vários ba guás em uma residência. Quem mora em um apartamento, tem o ba guá da planta do imóvel e os ba guás de cada cômodo - sala, quarto, etc. Quem mora numa residência, terá o ba guá do terreno, o ba guá da casa e o ba guá de cada cômodo.

Qual ba guá é o mais importante? O do terreno? O da planta? Ou dos cômodos? Qual devemos considerar prioritário?
Sempre considero prioritário o ba guá da casa. Os ba guás de ambientes são importantes, mas não como o ba guá da casa toda. Para quem mora em casa térrea, deve considerar também o ba guá do terreno.

Após aplicar o ba guá na minha residência, como ativar os pontos do ba guá em minha casa e para quê?
Como ativar os pontos do ba guá em uma resindência, o por quê e para que serão respondidos em nosso próximo artigo.

Franco Guizzetti

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade