Grupo Telefônica leva Internet
em altavelocidade para 2.170
escolasda rede pública estadual


Projeto inédito no Brasil beneficia 3,3 milhões de alunos e 100 mil professores na Capital e em 500 municípios do Interior

São Paulo, 29 de maio de 2000 - Em iniciativa inédita no Brasil, o Grupo Telefônica, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, lança um amplo projeto de telecomunicações na área de educação. Estruturado com os mais avançados recursos tecnológicos do Grupo, o projeto de Internet nas escolas permitirá que 2.170 escolas da rede pública estadual sejam interligadas por uma rede e tenham acesso à Internet em alta velocidade. A iniciativa beneficiará 100 mil professores e 3,3 milhões de estudantes da Capital e de, aproximadamente, 500 municípios do Estado de São Paulo. Os 38 Núcleos Regionais de Tecnologia em Educação (NRTEs) e a Secretaria de Educação também serão integrados ao projeto.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, que viabilizará o projeto, será realizada hoje, com a presença dos ministros da Educação, Paulo Renato de Souza, e das Comunicações, Pimenta da Veiga; do governador Mário Covas; da secretária de Educação do Estado, Rose Neubauer; do presidente da Anatel, Renato Guerreiro; e do presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Fernando Xavier Ferreira.

O projeto reflete a política global do Grupo Telefônica em todos os países onde a companhia opera. "O grupo tem como filosofia investir e apoiar projetos e atividades de cunho social", diz Fernando Xavier Ferreira. Para atender a esses objetivos, foram criadas as Fundações Telefônicas. No Brasil, a Fundação Telefônica, inaugurada em março de 1999, privilegia, em seus projetos e programas, as novas tecnologias de informação e telecomunicações nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação. "O projeto de Internet nas escolas segue essa política. Vamos utilizar tecnologia de ponta para contribuir com o programa de informatização que a Secretaria de Educação está implementando no ensino público", completa.

Todas as escolas da rede pública estadual equipadas com Sala de Ambiente de Informática (SAI) estão incluídas no projeto. O Grupo Telefônica vai oferecer a essas escolas toda a infra-estrutura necessária para o acesso à Internet em alta velocidade (entre 64 e 512 kilobits/segundo), através dos seus serviços Speedy e da Rede IP. Esse acesso veloz à web possibilita, por exemplo, baixar arquivos (downloads) pesados em poucos minutos, transmitir imagem e som em alta definição e acesso direto à web sem discagem. Esses recursos permitirão o desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos pedagógicos e propiciarão a interatividade entre a Secretaria Estadual de Educação, as escolas e os núcleos.

O Terra, como provedor de conteúdo do Grupo Telefônica, garantirá acesso grátis à Internet, além de e-mail para professores e alunos, hospedagem para web site das escolas e conteúdo pedagógico.

A implantação do projeto terá, basicamente, três etapas. Na primeira, com início ainda neste semestre, um grupo de trabalho vai detalhar o programa para, em seguida, realizar um projeto-piloto em 100 escolas, a serem definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em conjunto com a Telefônica. Na segunda etapa, que vai até abril de 2001, será implantado o projeto definitivo em 400 escolas. Na terceira etapa, a ser executada até dezembro de 2001, o projeto chegará às 1.670 escolas restantes. Até o final do próximo ano, todas as escolas estaduais incluídas no projeto estarão conectadas à Internet em alta velocidade.

Projetos sociais - Com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos segmentos mais carentes da sociedade, apoiando o Grupo Telefônica no cumprimento de sua responsabilidade social, a Fundação Telefônica já investiu em 14 projetos nas áreas de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.

Entre os programas de educação apoiados pela Fundação Telefônica estão a Rede SACI, que tem por objetivo integrar pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência aos diversos setores da sociedade, através da criação de espaços de convivência onde essas pessoas têm acesso à Internet; o Laboratório Didático Virtual, uma rede eletrônica de aprendizagem de Física por intermédio de um site na Internet, que visa a construção coletiva do conhecimento de professores e alunos do ensino médio, reduzindo a distância entre teoria e prática; e o Programa Alfabetização Solidária, que já atingiu 10.000 alunos na Grande São Paulo e na Grande Rio de Janeiro.

A área de abrangência da Fundação é a mesma de atuação do Grupo Telefônica no Brasil: os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe.

Secretaria - A Rede Estadual de Ensino de São Paulo é uma das maiores redes públicas de ensino do mundo. É responsável por 80% das matrículas no ensino fundamental e médio no Estado. Sua estrutura abrange cerca de 6.100 unidades escolares que oferecem ensino fundamental e ensino médio, educação especial, cursos de suplência e cursos médios profissionalizantes para cerca de 6,1 milhões de estudantes. Para gerir esse gigantesco sistema, a Secretaria de Estado da Educação mantém uma estrutura organizacional extensa, composta por órgãos centrais e regionais.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vem implementando, desde 1995, um programa de informatização do ensino denominado "A Escola de Cara Nova na Era da Informática". Como parte desse programa, foram enviados mais de 23 mil computadores e vários softwares para as escolas estaduais. Além disso, foi efetuado um amplo processo de capacitação de professores. "A iniciativa do Grupo Telefônica possibilitará que o programa da Secretaria de Educação dê um salto de qualidade", afirma a secretária de Educação do Estado de São Paulo, professora Rose Neubauer . "Com isso, o Governo de São Paulo está dando um grande passo para o futuro e servindo de exemplo para todo o Brasil."

Mais informações:
Diretoria de Comunicação Corporativa
Telefax: 11 - 3842-3196
www.telefonica.net.br

   



Copyright © 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.