Chinesa JAC abre 46 concessionárias e começa
vendas no Brasil

A montadora de veículos chinesa JAC começa oficialmente a vender seus carros no Brasil nesta sexta-feira, com a abertura simultânea de 46 concessionárias. Estão à venda apenas dois modelos, o J3 e a versão sedã J3 Turin, por R$ 37.900 e R$ 39.900, respectivamente. O preço já inclui air bag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, freios ABS, ar condicionado, rádio com MP3 e USB, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15" e faróis de neblina. Como opcional ficam apenas a pintura metálica e bancos em couro.

Para remediar as dúvidas com relação a assistência técnica e qualidade do produto, a empresa promete garantia total de seis anos, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas nacional por dois anos (em parceria com a Porto Seguro). Além disso, para garantir que o gosto do brasileiro será satisfeito por veículos produzidos do outro lado do globo, a equipe do empresário Sergio Habib, responsável pelo lançamento da marca no País, pediu à JAC cerca de 240 alterações nos quatro primeiros modelos que serão vendidos no Brasil.

As mudanças vão desde troca de palhetas limpadoras de para-brisa - o modelo original fazia um barulho "irritante," segundo Habib - passando por material para isolar a cabine de ruídos e endurecimento de suspensão para enfrentar as esburacadas ruas brasileiras. O grupo de Habib está investindo cerca de R$ 380 milhões para vender os importados no Brasil, sendo R$ 140 milhões voltados a uma campanha que contratou o apresentador Fausto Silva como garoto-propaganda.

A marca, uma das dez maiores montadoras na China, firmou parceria de dez anos com o grupo brasileiro, o mesmo que trouxe a francesa Citroën para o Brasil e que atualmente também vende superesportivos de luxo como os da Aston Martin. O objetivo a "médio prazo" é obter uma fatia de 3% do mercado brasileiro. Essa participação atualmente é detida pela própria Citroen e pela Peugeot, que em 2010 venderam 81,2 mil e 77,7 mil automóveis, respectivamente.

Até o final de 2011, a JAC quer comercializar 35 mil veículos no País, dos quais 6 mil já chegaram da China. Para 2012, a expectativa é de vendas entre 60 mil e 70 mil carros. A estratégia é diferente da adotada pela rival também chinesa Chery, que já anunciou investimento de US$ 400 milhões para ter uma fábrica no País – a produção deve começar em 2013, ano em que a montadora também espera conseguir 3% das vendas carros do Brasil.

Além do J3, a JAC pretende comercializar no Brasil nos próximos três meses a minivan J6, para depois iniciar vendas do sedã J5 que deve concorrer com o Corolla (Toyota) e com o Civic (Honda). Entre as cidades que recebem uma concessionária JAC neste começo estão São Paulo, Guarulhos, Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes. Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Belo Horizonte, Maceió, Natal, Recife, Salvador, Teresina, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Itajaí e Caxias do Sul.

Com informações da Reuters.