Guia de investimentos

Poupança

Tributação: não há

Taxas: não há

Rendimento no ano: 5,1% (até novembro)

Funcionamento: A poupança é contratada junto aos bancos e é de acesso de todos os correntistas. O cálculo dos rendimentos é feito com base na remuneração básica (Taxa Referencial - TR) mais 0,5% ao mês.

O cálculo da TR, por sua vez, é definido com base na amostra da remuneração dos recibos de depósito bancário (CDB/RDB) das 30 maiores instituições financeiras do País (classificadas pelo volume de captação), nos últimos 30 dias. O valor pago vem da taxa média destes títulos, calculada a partir da remuneração mensal dos CDB/RDB emitidos a taxas de mercado prefixadas, com prazo de 30 a 35 dias corridos.

O Banco Central divulga a TR mensal em um prazo de 60 dias e a Taxa Referencial Diária (TRD) em todo o dia útil. O depósito do lucro é feito mensalmente, na data de aniversário da conta (que fica entre os dias 29, 30, 31 e 1o de cada mês), para os depósitos de pessoa física e de entidades sem fins lucrativos. Dos outros tipos de contratantes, o depósito é feito trimestralmente.

Opinião do especialista: Segundo os especialistas consultados, comodidade e segurança são a chave do sucesso da poupança, um dos meios de aplicação mais populares arrebata os investidores mais cautelosos. O rendimento da aplicação é, geralmente, menos atrativo, mas é justificado pela segurança que a aplicação oferece. A inexistência de taxas e de tributações também costuma agradar o investidor menos familiarizado com o setor financeiro.

Fotos: EFE

Terra