Dia Mundial do Meio Ambiente

› Dia Mundial do Meio Ambiente › Notícias

Notícias

Fiesp convoca população para abraçar o Trianon

Parque Tenente Siqueira Campos

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está convocando a população da cidade, em especial as pessoas que moram ou trabalham no em torno do Trianon, para um abraço no parque no dia 6, ao meio-dia. Durante o evento, que consta da semana do meio ambiente, será oficializada parceria entre a Fiesp e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente que vai resultar em melhorias do espaço e na participação da instituição no conselho gestor do parque, que abriga a única reserva remanescente da Mata Atlântica da região.

O projeto, com iniciativas que visam revitalizar o parque, foi elaborado por Katy Corban e José Valverde, membros do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp. De acordo com Katy, entre as medidas propostas está a reinserção do parque no roteiro turístico da cidade, a construção de calçadas ecológicas e o resgate da função social do espaço.

"Durante anos, as famílias deixaram de visitar o parque. Houve uma mudança no perfil dos frequentadores e o local não transmitia mais segurança. Isso vem mudando. O parque é um local seguro. Há uma base da polícia metropolitana no local e a riqueza da flora, remanescente da Mata Atlântica, é incrível", diz Katy. "Nós pretendemos construir calçadas ecológicas. Plantar flores no em torno dos caminhos do parque e construir uma estufa para orquídeas."

A representante da Fiesp explica que entre as iniciativas para o resgate da função social do Parque Trianon está a utilização do espaço para programas de educação ambiental. "Vamos trabalhar para que o parque, com árvores de mais de 500 anos, volte a ser visitado por professores e estudantes. Próximos do local nós temos três escolas, os colégios Dante, São Luiz e Rodrigues Alves. Há ainda os jovens do complexo Sesi/Senai que podem passar a freqüentar o parque." Além disso, conta Katy, deverá ser dado andamento ao projeto da Universidade Paulista (Unip) de catalogação das árvores.

No que diz respeito ao turismo, já foi feito contato com a Secretaria do Turismo, para que o parque volte a constar do roteiro turístico da cidade. Como parte dessa ação, a partir desta sexta, as pessoas que visitarem o Trianon receberão um folheto com indicações e um mapa do parque.

História: O Parque Tenente Siqueira Campos, que homenageia um dos heróis da Revolta Tenentista, mais conhecido como Trianon, foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon e inaugurado em 1892. O nome Trianon foi incorporado do Clube Trianon que existia onde hoje é o Museu Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Em 1968, passou por várias mudanças promovidas pelo paisagista Burle Marx e o arquiteto Clóvis Olga. O parque abriga a única reserva remanescente da Mata Atlântica da região e, entre os vários atrativos, está a estátua do Fauno, de Vítor Brecheret.

Antonio Gaspar