Dia Mundial do Meio Ambiente

› Dia Mundial do Meio Ambiente › Notícias

Notícias

Litoral vai ganhar totem para qualidade do mar

Seis praias ganham novo equipamento

As bandeirinhas que, desde 1968, indicam a qualidade da água em 155 pontos do litoral de São Paulo vão sair de cena. Elas serão substituídas por totens, de acesso remoto, que vão permitir ao banhista ter a informação sobre a balneabilidade da água em um espaço menor de tempo. O novo equipamento será instalado até o dia 7 nas praias de Iguape, Mongaguá, Ilha Comprida, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá. A partir do dia 9, será a vez das do Litoral Norte. A previsão é a de que até o fim do ano todos os pontos de acompanhamento da qualidade da água já tenham o novo equipamento.

De acordo com Mauro de Souza Teixeira, assessor da Diretoria de Engenharia da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, além da melhor visibilidade oferecida pelo totem, o banhista terá a informação sobre água em até 48 horas antes do que pelo modelo anterior. "Há algum tempo buscávamos uma alternativa. A empresa vencedora da seleção foi a Via Única, do Grupo Publitas. Nós queríamos algo facilmente identificável, com controle à distância, maior amplitude de visibilidade. Eles trabalharam nossas idéias e o resultado foi a opção por um totem."

Teixeira conta que os parelhos são dotados de pequeno painel de energia solar, baterias e podem funcionar por oito dias mesmo o tempo estando nublado. "Antes a gente enviava uma equipe para coleta do material. Depois enviada outra para a colocação da bandeirinha. Esse processo envolvia carro, escada, gente. Agora, vamos atualizar por um sistema de telefonia celular de banda larga."

O totem tem um espaço para publicidade - que garante a sua confecção e manutenção ao longo do tempo - e para serviços, telefones úteis, que deve ser usado por prefeituras locais.

Antonio Gaspar