Economia

Carros e gatas

As musas do Salão de Detroit

Ano começa bem: beldades "bombam" no Salão de Detroit

foto

Um dos mais importantes salões do automóvel do mundo, o de Detroit, é aguardado não só por mostrar as tendências da indústria automobilística para o ano que se inicia, mas também pelas lindas mulheres que apresentam os lançamentos. Loiras, ruivas e morenas: elas rivalizam com as máquinas pela atenção dos visitantes.

» Saiba tudo sobre o Salão

A presença das beldades é uma forma que as montadoras encontram para atrair ainda mais olhares para seus estandes e dar um charme aos carros que nem o maior de todos os projetistas conseguiria.

O salão

O primeiro grande evento da indústria automobilística do ano ignorou os veículos de baixo custo e exibiu sofisticação, motores potentes e design agressivo. Bancos similares aos de jatinhos e até carros com a maior potência já desenvolvida por uma montadora, caso da GM, foram os destaques do evento.

Confira o que de melhor as maiores montadoras do mundo levaram para Detroit:

Ferrari

Entre os destaques de Detroit brilhou a F430 Spider da Ferrari, movida a uma mistura com 85% de álcool. Segundo a montadora italiana, a elaboração do motor do carro tem muito da tecnologia trazida da Fórmula 1, já que a competição exige que os carros sejam movidos com um composto de 5,75% de biocombustível.

GM

Potência foi quesito de destaque em Detroit. A GM, por exemplo, mostrou uma edição limitada do Corvette ZR1, com motor de 620 cavalos - o mais poderoso e veloz Chevrolet já construído. O modelo, e outras 18 novidades, foram apresentados em uma festa batizada de GM Style.

Volkswagen

A Volkswagen, que levou uma nova versão de seu modelo para o mercado de luxo - o Passat - deu ênfase na potência gerada debaixo do capô da máquina: 280 cavalos, a partir de um propulsor 3.6 litros. A montadora alemã equipou o lançamento com teto solar, novos instrumentos no painel, bancos esportivos e sistema de navegação. Na parte frontal do carro, também houve mudanças na grade abaixo do capô e nos faróis, para, segundo a Volks, deixar o modelo com desenho mais esportivo.

Ford

A montadora americana deu ênfase ao lançamento do Verve, um carro-conceito que não possui coluna entre os vidros dianteiros e traseiros, o que faz com que o veículo tenha uma janela "panorâmica" desde o retrovisor até começo do porta-malas. O Verve foi desenhado na Europa, onde a montadora possui a liderança de mercado entre os carros compactos. A Ford diz que vai disponibilizar o modelo em várias "cores vivas", mas não especificou quais.

A companhia também trouxe o piloto da Nascar Truck Series Rick Crawford e o cantor country Mark Fields para a apresentação da reestilização do modelo 2009 da F-150. No interior da caminhonete, a Ford diz ter investido em materiais mais duráveis e macios, com cores mais vivas.

Audi

A Audi comemorou 10 anos do lançamento do primeiro modelo TT, que ganhou uma versão mais luxuosa em Detroit. O TTS será comercializado em duas versões - uma conversível, com dois lugares, e outra cupê, para quatro passageiros. O interior do carro conta com bancos esportivos em couro, pedais em metal e detalhes em alumínio no painel.

Lincoln

O conceito esportivo Lincoln MKT foi equipado com bancos utilizados na primeira classe de jatinhos. Os assentos traseiros do veículo podem reclinar o mesmo ângulo que os bancos dianteiros do carro. Por fora, as portas do modelo não possuem maçanetas, apenas botões. A montadora americana afirma que o Lincoln MKT possui um motor turbo de seis cilindros, mas que tem a mesma potência de um propulsor de oito cilindros.

Mercedes

O conceito Mercedes GLK Freeside foi apresentado pela atriz britânica Kim Catrall, que interpretou a personagem Samanta, do seriado Sex and the City . O novo veículo utilitário esportivo (SUV) da marca é equipado com um motor a diesel de 4 cilindros e 172 cavalos. Para melhor controle de toda a potência, a montadora equipou o carro com um câmbio automático de sete marchas.