Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas


INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
IBovespa
» Outras bolsas
AGÊNCIAS
» Bloomberg
» Gazeta Mercantil
AGROPECUÁRIO
» Canal Rural
» Negócios Pecuários
ANÁLISE
» Dinheiro
BASTIDORES
» Claudio Humberto
MARKETING
» Venda Mais
» Pensarte
REVISTAS
» Amanhã
» Carta Capital
» Dinheiro Online
SIMULADORES
» Desafio
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


Comprador do Banespa levará "tesouro" em arte

Segunda, 20 de novembro de 2000, 08h14min
Manabu Mabe recepciona com Sonho de Princesa, de 1967. Logo adiante estão Tomie Ohtake e seu Caminho de Esperança, de 1969, e Di Cavalcanti, apresentando o Mulata na Cadeira, de 1970. Esses pintores, expostos permanentemente no Museu do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), localizado na região central de São Paulo, são apenas alguns dos maiores artistas brasileiros do século XX, responsáveis pelos 937 quadros pertencentes ao acervo do banco, que pode ser vendido à iniciativa privada hoje.

Reunidos, todos os quadros, esculturas, fotografias, tapetes (orientais e nacionais), objetos, móveis, cédulas e moedas antigas do acervo do Banespa somam cerca de 2.600 peças cujo valor não foi avaliado. O Museu de Artes de São Paulo (Masp), um dos principais da América Latina, com obras de artistas como Monet, Salvador Dalí, Michelangelo e Thomas Ender, por exemplo, chegou a estimar o valor de suas obras de arte, em R$ 1, por absoluta falta de recursos para contratar avaliadores especializados. Quanto ao acervo do Banespa, sabe-se somente que suas obras valem milhões de reais e que, por serem tombadas pelo patrimônio histórico, não poderão ser vendidas pelo comprador do banco, de acordo com o gerente da Biblioteca e do Museu do Banespa, José Marcos Longhine.

Somente dentre os “óleo sobre tela” preferidos de Luiz Gonzaga Tessarine, coordenador do museu, estão obras de autoria de Cândido Portinari (Cavalo, casebre e paisagem, de 1959), Roberto Burle Marx (Composição, 1989), Aldo Bonadei, (Casario, de 1968), Chico da Silva (Sem título, de 1969), Aldemir Martins, (Gato, de 1971), Mario Gruber (Menino com máscara, de 1966), Tikashi Fukushima (Bege e marrom, s/d), Kazuo Wakabayashi (Sem título, de 1969), Iberê Camargo (Mulher sentada, de 1991), Tran Tho (La Danzer du village, s/d).

No entanto, há ainda várias outras telas, gravuras e esculturas de destaque, como a obra Carnaval (1977), de Manézinho Araújo, Galo (1971), de Aldemir Martins, Três Gerações (1985), de Darcy Penteado, Sem título (s/d), de Cláudio José Tozzi, Toledo, Flor Espalda (1978), de Maria Bonomi, Torso Bailarino (1929), de Richard Hideaki e Mulher Guerreira, de Francisco Stockinger, s/d.

Biblioteca - A coordenadora da Biblioteca do Banespa, Bárbara Serafim Soares, afirmou que os mais importantes dos cerca de 36 mil livros pertencentes ao banco custam, “no máximo, R$ 300 cada um”. Segundo ela, as obras valem mais por seu conteúdo do que pelo valor de mercado.

Bárbara disse que, em recente avaliação ao acervo do banco, a Associação Brasileira de Encadernação e Restauração (Aber) encontrou 2 obras raras (Comentaruis ad Pandectus – Tomus Primus e Comentaruis et Pandectus – Tomus Secundus, de autoria de Johannis Voet JC), que são da área de direito e datam de 1775. Segundo ela, outros 1.057 livros das áreas de direito e economia foram considerados “especiais” pelo chefe do departamento jurídico do Banespa, Silvanio Covas.

A coordenadora da biblioteca declarou que foram consideradas especiais ou raras as primeiras ou segundas edições de livros escritos por juristas renomados e edições dos séculos 17 e 18. As obras da biblioteca são, em sua maioria, das áreas de economia, direito, informática, arquitetura e artes.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.