John Herbert

John Herbert › Biografia
Capa
Carreira
Curiosidades
Fotos
Perfil

Sites Relacionados

Diversão
Cinema
Gente
TV
Biografia
FOTO: DivulgaçãoO despertar para a arte

No último ano da escola, John Herbert teve que fazer o ginásio em um ano, para adaptar o currículo alemão às atuais exigências brasileiras. Naquela época, ele já começava a pensar na profissão que gostaria de seguir. O menino que sonhava em ser médico foi alertado pelos pais que "não tinha nenhum médico na família". Paralelo às dúvidas sobre a carreira, John Herbert cultivava o amor pelo jazz e pelo cinema, o que o aproximava lentamente da vida artística.

Veja fotos

Em 1947, John começou a frequentar a Cinemateca do Museu de Arte Moderna de São Paulo. "Lá foi formada a chamada Turma da Praça, que passou a ser frequentada por Manoel Carlos, Antunes Filho, Flávio Rangel... A gente ficava discutindo teatro e cinema, o que intensificou o meu interesse", explica.

O estudo de Direito começou em 1949, na Faculdade do Largo São Francisco. "Cursei já com o interesse pela vida artística e pela natação", conta. Um ano depois, foi criado o Centro de Estudos Cinematográficos, comandado por Ruggero Jacobbi, teórico de cinema e teatro. Dentre os professores deste Centro havia José Renato Pecora que idealizou e montou a célula inicial do primeiro teatro de arena da América Latina, junto com John Herbert, Sérgio Britto, Monah Delaci, Renata Blaustein, e inaugurado em 1952.

Em 1954, John Herbert tornava-se bacharel em Direito, pela USP, com o coração já totalmente dividido pelas duas carreiras. "Para dar uma satisfação para mim mesmo e para a minha família, eu fiz, durante alguns meses, um estágio em um escritório de advocacia, mas nunca deixei de frequentar a Cinemateca", recorda-se. Neste mesmo ano, ele recebeu o prêmio SACI de Cinema, de Melhor Ator Coadjuvante, pelos filmes Floradas na Serra e O Petróleo é Nosso.


Leia também
Biografia
Ícone do desporto aquático
A consolidação de um grande empreendedor cultural
Vida pessoal

Untitled Document