Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Editora e autora de Harry Potter processam jornal de NY

Capa do quinto livro da série
Foto: Reuters

Quinta, 19 de junho de 2003, 00h47

A editora Scholastic e a escritora J.K.Rowling processaram nesta quarta-feira o jornal nova-iorquino Daily News, que adiantou detalhes do conteúdo do último livro da saga de Harry Potter, e exigem "dezenas de milhões" de dólares de indenização.

O processo, aberto em um tribunal de Manhattan, alega que o jornal violou a lei ao publicar, sem autorização, em sua edição impressa e na Internet, passagens e detalhes da história de Harry Potter e a Ordem da Fênix, que sairá a venda na madrugada de sábado.

"Esperamos que esta situação não estrague a surpresa para milhões de crianças que estiveram esperando pelo livro com entusiasmo", disseram a editora e a autora em um comunicado.

O jornal informava hoje, com exclusividade, da trama e da sorte que corriam alguns personagens no quinto romance da série, que vendeu milhões de exemplares no mundo todo e conseguiu arrecadações espetaculares nas salas de cinema.

O Daily News explicou que um de seus repórteres conseguiu a obra em uma loja do Brooklyn, onde tinham recebido, na segunda-feira, quatro exemplares.

O proprietário, que não foi identificado nem o estabelecimento, decidiu expô-los na vitrine e tirá-los a venda no dia seguinte.

"Não recebi nenhuma notificação para retê-los até o dia 21", declarou o proprietário, de 43 anos, que afirmou ter ficado espantado com a confusão que se formou em sua loja e lamentou não ter encomendado mais exemplares.

A editora exigiu que as livrarias e outros estabelecimentos assinassem um acordo onde se comprometiam a não vendê-lo ao público até a madrugada de sábado e advertiu que as violações seriam combatidas nos tribunais e com outras ações.

A editora e a autora disseram no comunicado, que levariam, "muito seriamente" as violações do acordo de que tivessem notícia e que estavam dispostos a se fazer cumprir os compromissos assinados pelos vendedores e distribuidores.

Com uma tiragem inicial de 8,5 milhões de exemplares, o translado desde as gráficas até os armazéns de distribuição e pontos de venda, possuíam um fortes esquema de segurança.

A fissura nova-iorquina no muro de silêncio e suspense que rodeia a obra não foi a única, e a cadeia varejista Wal-Mart averigua como alguns consumidores em Québec, no Canadá, puderam encontrar alguns exemplares com antecedência.

Na Inglaterra, as autoridades tratam de achar o paradeiro de um caminhão com mais de 7.000 exemplares da última entrega da saga Potter que desapareceu de um armazém.

Vários estabelecimentos ao redor do mundo prepararam atos especiais para marcar o lançamento da última obra de Rowling.

Em Times Square, no coração de Manhattan, está prevista a realização de uma contagem regressiva com ajuda dos telões que povoam a popular praça.
Envie para um amigo   Imprimir

EFE

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade