Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Notícia

Harry Potter já é thriller policial e de mistério

Capa de Harry Potter e a ordem de Fênix
Foto: Reuters

Quarta, 18 de junho de 2003, 11h41

Confira o site especial Harry Potter
Opine: quais as suas expectativas para o quinto livro?

Três dias antes de chegar às livrarias, Harry Potter e a Ordem de Fênix já ganhou novamente a fama de mania mundial. Uma série de festas estão marcadas para a noite de sexta-feira. Ao mesmo tempo, o lançamento do quinto livro da série infantil vira também caso de polícia, com o roubo de milhares de cópias da obra de um caminhão de entregas na Inglaterra. Em Nova York, o segredo já vazou: um pequeno mercado do Brooklyn já vendeu as cópias que recebeu, apesar do embargo da editora Scholastic até a zero hora de sábado. Não houve críticas até agora, porque já foram feitas ameaças de processos para quem comentar o livro antes de seu lançamento oficial.

Manter o segredo sobre a trama está cada vez mais difícil. A polícia inglesa investiga o roubo de 7,5 mil exemplares do livro perto de Liverpool, no norte do país, no domingo à noite. O caminhão de entregas foi achado no dia seguinte, mas estava vazio. A editora inglesa Bloomsbury disse que vai processar quem vender ou comprar cópias do livro antes de sábado, assim como quem fizer críticas antes do lançamento oficial. Harry Potter e a Ordem de Fênix vai ser lançado ao mesmo tempo na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. O livro tem 768 páginas e pesa 1 quilo.

Nos Estados Unidos, a primeira história de vazamento do esquema de vendas foi noticiada hoje pelo jornal nova-iorquino Daily News. Um loja de produtos naturais do Brooklyn colocou na vitrine e vendeu em poucas horas as poucas cópias que recebeu da editora. O dono do estabelecimento disse que não sabia do embargo, nem do interesse tão grande do público. Ele recebeu as cópias na segunda-feira, no que pode ter sido um erro da própria Scholastic. Cada exemplar foi vendido por US$ 30: o último deles para um repórter do jornal. O dono da pequena loja, que não foi identificado, disse que está com remorso de não ter feito uma ordem maior.

O livro vai ter uma edição inicial de 8,5 milhões de exemplares, apenas nos Estados Unidos. O web site Amazon.com já teve 1 milhão de unidades vendidas antecipadamente, por conta de um desconto de 40%. Outra grande livraria americana, a Barnes & Noble, espera vender 1 milhão de cópias, em suas lojas e na internet. A autora ainda pretende escrever mais dois livros para completar a saga, que já teve 140 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

Da trama do novo livro, sabe-se apenas que há uma morte. A notícia é velha, mas a autora J.K. Rowling revelou esta semana que teve uma crise de choro quando matou um dos personagens principais da história. Uma leitura do livro pela autora vai ser realizada na quinta-feira da próxima semana, no Royal Albert Hall, em Londres. O evento, com apresentação do ator Stephen Fry (narrador dos "audiobooks" da série), vai ser transmitido ao vivo pelo portal MSN. A webcast começa ao meio-dia, horário de Brasília. Uma contagem regressiva para o lançamento do livro vai ser realizada em Times Square, em Nova York, na sexta-feira. Festas com o tema do bruxinho vão ser feitas em pelo menos sete lojas da Barnes & Noble em Manhattan, que vão ficar abertas até o meio da madrugada de sábado.

A série também já rendeu dois filmes, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta. No total, foram vendidos US$ 1,8 bilhão em ingressos de cinema em todo o mundo. Os filmes são a segunda e a sexta maiores bilheterias da história de Hollywood. O terceiro filme da franquia, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, tem previsão de estréia para meados do ano que vem. O quarto, Harry Potter e o Cálice de Fogo, deve chegar às telas apenas em novembro de 2005. O contrato atual para o elenco juvenil da série, inclusive o do protagonista, Daniel Radcliffe, expira no terceiro filme. Há grandes chances, por enquanto, de que o elenco vai ser mantido para o quarto filme.

Leia mais:
Morte no 5º Harry Potter fez autora chorar
Novo Harry Potter chega ao Brasil em inglês
Harry Potter bate recordes antes do lançamento
Milhões de livros de Harry Potter são roubados
Envie para um amigo   Imprimir

Ricardo Bairos/Planet Pop

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade