Diversão Notícias
Capa de diversão
Arte e cultura
Cinema
Crianças
Games
Gente e TV
Humor
Literatura
Música
Palavras Cruzadas
Vídeos
Teatro
The Boy
The Girl
Chat
Nome
(até 20 caracteres):
Escolha uma sala:

Notícia

MAM-SP busca brasilidade de Tarsila e Di em nova mostra

Quinta, 24 de outubro de 2002, 10h44

Dois expoentes do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, são as estrelas de uma exposição em São Paulo com 112 pinturas e desenhos, que abrirá ao público na sexta-feira no Museu de Arte Moderna.

Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti: Mito e Realidade no Modernismo Brasileiro tem por objetivo revelar o caráter nacional único das obras dos dois artistas, a paulista vinda da aristocracia rural e o carioca de origem suburbana.

"Eles chegam à questão do que é ser brasileiro através de uma visão inovadora, que não estava presente nas artes, mesmo com experiências anteriores como a de Almeida Júnior", diz em comunicado a curadora da exposição, Maria Alice Milliet.

"Tarsila e Di trazem para dentro da arte nacional o olhar de um outro brasileiro". As obras escolhidas por Milliet privilegiam o momento áureo do modernismo, entre as décadas de 1920 e 1930, mas também resgatam trabalhos tardios, da década de 1940 e 1950, como a obra Batizado de Macunaíma de Tarsila.

O quadro Abaporu de 1928, estopim para o Manifesto Antropófago, entretanto, não estará presente. No seu lugar, estarão os desenhos preparatórios da famosa pintura, assim como esboços da obra A Negra.

Das obras de Di Cavalcanti, o público poderá apreciar 12 desenhos do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP que, segundo a curadora, "são charges que satirizam a realidade brasileira".

Outros trabalhos do mestre Di, que ficou conhecido como o pintor das mulatas, estarão Moças com Vilão, Mulheres na Janela e Mulheres no Mangue.

"A visão politizada de Di foca a gente do subúrbio, gente que conhece e com quem se relaciona", explica Milliet. "Ambos artistas têm em comum a aproximação afetiva, o que evita o enrijecimento dos temas, a dureza da forma, a rigidez de princípios".
Envie para um amigo   Imprimir

Reuters

Mais notícias
Planeje sua viagem


A agência de
viagens do Terra
Atendimento ao cliente: 0800 7712312
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade