Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Prédio inteligente respeita ecologia e exigências museológicas


Quarta, 19 de setembro de 2001, 16h54

Danilo Fantinel / Redação Terra

Álvaro Siza foi convidado pela Fundação Iberê Camargo para assinar o projeto. "Sempre quis que o arquiteto do museu fosse um português, porque somos descendentes de portugueses. Fiquei muito feliz quando Siza aceitou o convite", explicou a viúva de Iberê, Dona Maria Coussirat Camargo. O projeto do museu é coordenado no Brasil pelo arquiteto Pedro Simch (representante legal de Siza no Brasil) e pelo engenheiro civil José Canal.

O prédio, que será erguido em um terreno recortado por uma escarpa, em frente ao Rio Guaíba, está sendo desenvolvido a partir de preocupações ecológicas e de acordo com exigências museológicas internacionais. Para atingir tais objetivos, o Siza adotou medidas de alta tecnologia.

A obra será feita em concreto branco, seguindo o minimalismo característico de Siza. "A tecnologia do concreto branco é absolutamente nova no mundo. É cimento branco de alta resistência com tratamento de armaduras e epox, para não ter problemas de corrosão futura, como acontece em muitos prédios da arquitetura moderna brasileira", disse Canal O museu branco vai adquirir a tonalidade do famoso pôr-do-sol de Porto Alegre, e contrastar com o exuberante verde da natureza que o cercará.

"A prefeitura deverá doar uma área verde ao lado do terreno para a Fundação criar uma nova praça", comentou Simch. O prédio inteligente de Siza também tem preocupação com relação à água. "Ele é ecológico desde a economia de energia até o tratamento de esgoto. Devolverá ao Guaíba água mais limpa do que a que receberá", comemorou Simch, ressaltando a complexidade da estação de tratamento de esgoto a ser montada no museu.


O Museu Iberê Camargo estará adequado às condições museológicas internacionais de exposição e arquivamento de obras de arte. "A sala de acervo é uma das áreas mais complexas do museu. O depósito subterrâneo onde estarão a coleção permanente de Iberê e as coleções visitantes será muito controlada", explicou Simch. "Serão sistemas de controle de umidade e incidência de luz por computador. Isso nos permite receber mostras internacionais que exigem cuidados desta natureza", completou Canal.

Veja a galeria de fotos

volta

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO