Filmes
Ranking
Trailers
MÚSICA
Terra Agito
Terra DJ
Terra Rádio
Rádio Expresso 2222
Videoclipes
Promoções
Showlivre
Coluna Interface
Neoradio
Manguenius
MP3/Tucows
MP3Box
Dave Matthews
Exclusivo!
Chat Show
Carnaval 2001
No Limite
Oscar 2001
Grammy 2001
Rock in Rio
Herbert Vianna
Bruxas de Blair
Luana Piovani
MAM - São Paulo
Museu Virtual
The Boy
The Girl
Guia do Homem
SP Fashion Week
Kids
Disney Blast
Digimon
Pokémon
Turma do Cabralzinho
Banco Imobiliário
Sebastião Salgado
Maratona
Banja
Cabeção
Games
Outerspace
Palavras Cruzadas
Seu time
Afterdark
Almanaque
Brasil Leitura
Pensarte
Proa da Palavra
Trem de Minas
Virtual Books
Blocos
 
 
 

Songbook de Francis Hime chega em setembro com CD duplo


Segunda, 30 de julho de 2001, 12h14

A idéia nasceu em bate-papos com pianistas clássicos, que se queixavam da falta de partituras dos repertórios populares nacionais no mercado. O projeto do songbook de Francis Hime, primeiro cifrado para o instrumento no País, já demonstrava o objetivo de levar a música popular ao mundo dos intérpretes eruditos e acabou ganhando o complemento luxuoso do CD duplo Meus Caros Pianistas, com 30 de suas composições mais significativas, com interpretações solo de 15 pianistas eruditos e populares do primeiro time nacional.

O livro e os discos chegam às lojas em setembro. O primeiro produto, com arranjos para piano e orquestração assinados por Francis, é uma produção de Almir Chediak; e os CDs, mais uma boa surpresa do recém-nascido selo Biscoito Fino, uma iniciativa da mulher de Francis, Olívia Hime. Das 30 faixas, 24 já estão gravadas.

Cada um dos 15 convidados interpreta duas músicas, o que garante a participação de todos em ambos os discos. "O repertório foi escolhido levando em conta a importância e as possibilidades pianísticas de cada peça, e foi distribuído entre os intérpretes de acordo com o que imaginei que se adaptaria melhor a cada um. Já esperava que a diversidade de estilos geraria um resultado rico mas, na prática, isso vem acontecendo de forma ainda mais intensa", comemora Francis.

O veterano da música erudita, Miguel Proença, por exemplo, ficou com Trocando em Miúdos e Meu Caro Amigo e alcançou resultados que Francis considera absolutamente originais. "Na primeira, ele fez uma espécie de Noturno de Chopin, e na segunda ele criou uma atmosfera meio radamesiana", admira o homenageado. João Carlos Assis Brasil, que interpreta Parceiros e Pássara, é outro clássico que impressionou bem Francis. "Ele segue o que está escrito mas traz uma nova dinâmica ao andamento das músicas. É quase uma recriação."

Wagner Tiso, com Atrás da Porta e Último Canto, Lisa Bustane, com Minha e Cartão-Postal, e Sônia Vieira, com Pivete e Anoiteceu, além de Cristóvão Bastos, Clara Sverner e Gilson Peranzeta são alguns dos outros nomes presentes.

Para Francis, o lançamento simultâneo enriquece os dois produtos: "As contribuições pessoais nos CDs vão se somar às referências do songbook, abrindo o leque de possibilidades de interpretação. Assim, os interessados passam a dispor de um guia completo." Otávio Nazareth

Gazeta Mercantil

volta

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.

CINEMA
TEATRO
SHOWS
EXPOSIÇÕES

RESTAURANTES E BARES

TURISMO